Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Tenha lucros imediatos aplicando corretamente as técnicas de adubação

postado em 01/04/2009

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

De modo geral, os solos não representam fonte inesgotável de nutrientes para as plantas, ou seja, não produzem sozinhos os macro (cálcio, fósforo, potássio, enxofre, magnésio e nitrogênio) e micro nutrientes (cobre, ferro, manganês, zinco, boro, molibdênio e cloro) essenciais para a formação do pasto, que alimentará o rebanho.

De solo para solo, existe uma variação grande na quantidade de cada um dos elementos, e em propriedades rurais produtivas é muito importante saber reconhecer e analisar o tipo de solo local, e se ele é adequado para a produção das pastagens que serão fornecidas como alimento para o rebanho.

Um dos principais indicadores de que um pasto está com problemas é que ele passa a sustentar cada vez menos animais com o passar do tempo. Os nutrientes do solo se esgotam com o passar do tempo, e se os gestores da terra não se preocuparem em recuperar estas pastagens, provavelmente terão sua produtividade afetada.

A adubação consiste principalmente em devolver ao solo os nutrientes que as plantas absorvem, e que servem de nutrição aos animais para a fabricação de carne, leite, lã de qualidade, e também repor aqueles nutrientes perdidos por outros fatores ambientais, como a erosão.

Portanto, o investimento para elevar e/ou manter a produção da pastagem, feito pelo produtor, ao aplicar as técnicas corretas de adubação, se traduz imediatamente em lucros, seja pelo aumento da produção de forragem ofertada ao bovino, seja na quantidade e qualidade da produção de carne e leite.

Os produtores que se interessaram em aprender estes conceitos essenciais para aumentar a longevidade do pasto e dimensionar o uso de fertilizantes de acordo com as taxas de lotação, podem participar do Curso Online AgriPoint Adubação de Pastagens - conceitos essenciais , que terá inicio no dia 23 de abril de 2009.

O instrutor deste curso é o engenheiro agrônomo, Ricardo C. D. Goulart, M.Sc. em Agronomia e Doutorando em Ciência Animal e Pastagens, que pretende traçar algumas diretrizes básicas relacionadas à fertilidade de solo e nutrição de plantas, destacando pontos pertinentes à adoção dessas práticas em pastagens, assim como fatores que devem ser ponderados no planejamento de propriedades exploradas de maneira intensiva.

"Os cursos online são modalidades de estudo adequados ao ritmo da vida moderna. Como o material fica disponível aos alunos, cada um pode ajustar seu tempo de estudo de acordo com sua disponibilidade individual de horário. O Curso Online Adubação de Pastagens - conceitos essenciais é oportunidade, para os profissionais e alunos da área de pastagens, se familiarizarem com conceitos ou se atualizarem no tema", afirma o instrutor Ricardo Goulart.

Saiba mais informações sobre este curso e inscreva-se!

Conheça a programação completa deste curso!

Para saber mais detalhes sobre este curso acesse a página Adubação de Pastagens - conceitos essenciais e inscreva-se agora mesmo!

Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!

deve ter o formato de 10 a 11 dígitos (ddd + telefone ou 0800, 0300, etc.)
Por favor digite o código de verificação contido na caixa ao lado:

3000 caracteres restantes

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade