Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

PR: ovinocaprinocultores miram o mercado árabe

postado em 12/02/2008

3 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Os 14,5 mil ovinocaprinocultores paranaenses, que somam um rebanho de 730 mil cabeças, planejam vender aos árabes. Os produtores se estruturam para atender aos mercados do Oriente Médio e Norte da África, tradicionais consumidores destes tipos de carne

Um dos passos para adequar o setor às necessidades do mercado nacional e internacional é a criação da Câmara Setorial das Cadeias Produtivas da Caprinocultura e Ovinocultura do Estado do Paraná, que será instalada oficialmente amanhã (13), na sede da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, em Curitiba.

Um dos objetivos dos dirigentes do setor e dos órgãos de governo é colocar a ovinocaprinocultura no caminho trilhado pelos segmentos avícola e bovino. Isso significa estimular a transformação da produção primária, promovendo a exportação de cortes especiais (pernil, paleta, lombo e carré, por exemplo). De acordo com o presidente da Associação dos Caprinocultores do Paraná (Capripar), Aryzone Mendes de Araújo, 20 abatedouros estão sendo construídos no estado para permitir a comercialização de itens de maior valor agregado.

Outro obstáculo a ser vencido é a escala da produção. O cliente externo quer quantidade e regularidade, segundo Araújo. Atualmente, o rebanho médio é de 50 cabeças por propriedade. "O padrão ideal é elevar para 200 matrizes por produtor", observou, lembrando que os primeiros embarques deverão ocorrer em 2009.

As informações são de Omar Nasser, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná.

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Comentários

Normann Kalmus

Campo Grande - Mato Grosso do Sul - Produção de ovinos
postado em 14/02/2008

Grande proposta!

É natural que o ser humano se agregue mais facilmente em torno da consecução de objetivos claros, que é exatamente o que parece estar faltando em diversas outras tentativas de organização. É a constatação da célebre frase de Sêneca: "Nenhum vento lhe será favorável se não sabe a que porto se dirige".

O fato de objetivar um mercado específico é o grande diferencial dessa proposta que não se restringe à organização administrativa de um grupo.

Evidentemente fica ainda mais fácil de entender quando se tem a perspectiva da receita, do lucro, como nesse caso.

Todo o sucesso à empreitada. Mantenha-nos informados acerca das conquistas.

paulo duarte do valle filho

Presidente Prudente - São Paulo - Produção de ovinos
postado em 18/02/2008

será exportado carne ou animais vivos?

Maria Selma P. de Andrade Hage

Novo Repartimento - Pará - Produção de caprinos de corte
postado em 22/02/2008

Excelente para cadeia da ovinocaprinocultura, o setor irá expandir, faz-se necessário que haja investimentos no setor de produção e biotecnologia...! É de grande relevância pois irá haver abertura de novos mercados e consequentemente incentivo a produção, é importante que haja politicas públicas para a classe produtora , incentivando ao agribussiness! um abraço1

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade