Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Cadeia Produtiva > Entrevistas

Paulo de Tarso, do MT Regional: "a ovinocultura necessita de respaldo"

postado em 20/08/2010

2 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Raquel Maria Cury Rodrigues, analista de mercado do FarmPoint, entrevistou no III Simpósio de Ovinocultura realizado em Dourados/MS realizado em Dourados/MS Paulo de Tarso dos Santos Martins, zootecnista e coordenador da cadeia de ovinos e caprinos do MT Regional. Na entrevista, Paulo falou sobre inovações tecnológicas na ovinocaprinocultura, respaldo e fomento da atividade e qualificação de mão de obra.

O MT Regional foi criado pela Lei 8.697 de 02 de agosto de 2007 e tem como objetivo integrar ações de governo em parceria com os municípios para ir ao encontro das demandas levantadas pelos consórcios intermunicipais. Essas iniciativas envolvem desde assistência técnica, gerencial, qualificação da mão-de-obra até linhas de financiamentos, organização da produção, apoio à comercialização e fomento à infra-estrutura e desenvolvimento regionalizado em todo o Estado.


Destaques da entrevista

"A cadeia da ovinocultura no MT, assim como na maioria dos estados brasileiros, é um sistema de produção que está iniciando, e essa cadeia necessita de muito respaldo no fomento da atividade. Esse respaldo passa pelo governo do estado quando organiza a qualificação da mão de obra dos seus técnicos de extensão rural e assistência técnica, organiza as associações, as comunidades, na questão da produção tecnificada desses animais e também ajuda a organizar as instituições ligadas ao setor, orientando o sistema creditício, os bancos no financiamento, etc".

"O estado deve também respaldar instituições como SENAR e SEBRAE, orientando-as a investir na qualificação e no desenvolvimento de determinadas comunidades que visam a ovinocultura como uma das atividades produtivas. O Estado também tem que estar presente nessas atividades que estão se estabelecendo e que são, sem dúvida alguma, alternativas de renda para o empreendimento rural, buscando a saída da monocultura e a diversificação de renda, da agricultura familiar para a agricultura empresarial seja ela micro, pequena, média ou grande".

"Hoje o Estado do Mato Grosso possui três frigoríficos com inspeção estadual: um em Alta Floresta, um em Porto Estrela e outro em Rondonópolis. O Estado do Mato Grosso está com alguns projetos para implantar frigoríficos nos municípios de Pontes e Lacerda e Campo Verde, assim como o MAPA também está com um projeto no município de Vila Rica (um frigorífico com inspeção federal)".

"Nós podemos, com pequenas coisas, chamar a atenção para a atividade ovina, como por exemplo: uma feijoada com carne defumada de ovinos, a construção de instalações para a criação de ovinos feita com materiais alternativos (bambu, taquara - vegetal que cresce muito bem no Centro-Oeste brasileiro e que nós técnicos e empreendedores precisamos melhor utilizar). Enfim, as inovações tecnológicas visam redução de custos, ampliação de mercado e utilização das instalações pré-existentes dentro de uma propriedade rural".



Equipe FarmPoint

Avalie esse conteúdo: (1 estrelas)

Comentários

jose messa de deus

Tangará da Serra - Mato Grosso - Produção de ovinos
postado em 20/08/2010

Parabens para o FarmPoint entrevistando o Paulo de Tarso, porque ele é um gramde conhecedor da ovinocaprinocultura, principalmente do Mato Grosso esse respaldo que ele se refere seria muito importante para os pequenos produtores.

Paulo de Tarso dos Santos Martins

Várzea Grande - Mato Grosso - Consultoria/extensão rural
postado em 09/09/2010

Prezado José Messa de Deus, agradeço sua contribuição e continuamos a contar com seu apoio na alavancagem da produção de carne ovina na grande região de Tangará da Serra.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade