Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

AL: associação produz sabonete de leite de cabra

postado em 24/05/2010

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Um grupo de mulheres alagoanas está produzindo sabonetes a base de leite de cabra. A entidade é formada por 20 mulheres que fazem parte da Associação de Produção Artesanal de Cosméticos de Maravilha (Natucapri). O objetivo da Natucapri é expandir as vendas do sabonete no mercado nacional e futuramente no mercado internacional.

A história começou em 2006, quando o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que coordena um Arranjo Produtivo Local (APL) do setor de caprinos e ovinos, convidou mulheres dos municípios alagoanos de Maravilha e Ouro Branco para um curso sobre fabricação de sabonetes de leite de cabra. As moradoras de Maravilha se interessaram pelo tema e continuaram fazendo cursos na área de associativismo e de formação de preços.

Atualmente, elas levam a produção adiante em uma sede alugada pela prefeitura local, na zona urbana de Maravilha. As associadas fazem rodízio nas diversas funções que o trabalho demanda. Todas fazem tudo, desde produzir e embalar os sabonetes até limpar o local.

De acordo com Angelina Barreiros dos Santos, diretora e presidente da Natucapri, a produção varia muito. Gira entre 200 a 300 unidades por mês, mas ocasionalmente chega a 800. O grande volume de comercialização é feito quando a Natucapri participa de feiras com ajuda do Sebrae ou mostras voltadas para a agricultura familiar. Além da venda em feiras, a Natucapri vende na cidade e também recebe pedidos por telefone ou email.

O grupo aguarda uma inspeção da vigilância sanitária para receber o selo sanitário e então expandir as vendas no Brasil e depois ao exterior. O produto, explica Angelina, é extremamente hidratante. "O leite de cabra tem vitamina A e tem o pH mais próximo ao da pele humana. Para pele ressecada, ele devolve a maciez e em peles gordurosas, ajuda a retirar a gordura", afirma Angelina. Segundo ela, o produto é muito procurado para homens com o objetivo de combater a calvície.

Os aromas nos quais os sabonetes são fabricados são vários. Há por exemplo, de aveia, mel, maracujá, camomila, canela. O de maracujá, por exemplo, é calmante. O de camomila é calmante e relaxante, o de canela é energizante e afrodisíaco. "Todos são hidratantes", diz Angelina. Os fornecedores do leite de cabra são pequenos criadores do estado de Alagoas. Os banhos da Cleópatra com leite de cabra costumam ser citados pelas fabricantes do sabonete Natucapri para fazer propaganda do produto.

As informações são da Agência de Notícias Brasil-Arabe, resumidas e adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2021 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade