Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

AL: produtores assentados agregam valor à produção

postado em 12/01/2007

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Um grupo de assentados da reforma agrária, reunidos em torno da Cooperativa de Ovinocaprinocultores do Sertão de Alagoas (Cafisa), conseguiu fazer da atividade desenvolvida por eles um dos destaques da edição do livro Histórias de Sucesso-Coletânea 2006, do Sebrae.

A Cafisa é formada por 266 pequenos produtores de 14 assentamentos localizados nos municípios de São José da Tapera, Pão de Açúcar, Santana do Ipanema, Maravilha e Poço das Trincheiras.

O projeto da Cafisa começou em 2003, quando os produtores procuraram o Sebrae para tornar a atividade mais competitiva e sustentável. Foram elaborados projetos de usinas de beneficiamento de leite de cabra e, com o apoio financeiro do Banco do Nordeste, em agosto de 2004, os produtores começaram a construção das unidades produtivas.

A assistência técnica ficou por conta dos Agentes de Desenvolvimento Rural, capacitados em ovinocaprinocultura por meio de uma parceria do Sebrae com a Fundação Banco do Brasil. "Começamos a buscar nossa melhora em 2003.Em 2005, já estávamos produzindo um leite de cabra de qualidade, dentro das exigências dos órgãos públicos como o Serviço de Inspeção Estadual, e com bom preço de mercado", relata Marco Antônio Salgueiro, presidente da Cafisa.

A partir de outubro deste ano, a cooperativa passou a fornecer leite pasteurizado, licor e iogurte de leite caprino a supermercados de Maceió. O produtor rural passou a ter um ganho direto na venda diária do leite à cooperativa e um indireto, quando o produto sai beneficiado e embalado pela Cafisa.

Além dos produtos alimentícios, a Cafisa dá sua contribuição ao setor dos cosméticos. A novidade da cooperativa agora é a produção de sabonete de leite de cabra feito pela associação comunitária do município de Maravilha. O sabonete, comercializado durante a I Feira de Agricultura Familiar de Alagoas, fez sucesso.

As informações são da Agência Sebrae de Notícias.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2022 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade