Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

BA: associação comunitária fornece carne de caprinos e ovinos para o Programa de Aquisição de Alimentos

postado em 07/05/2013

2 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A Associação Comunitária de Lagoa do Meio, Massaroca, Juazeiro/BA, fornece pela primeira vez mais de 500 quilos de carne de caprinos e ovinos para o Programa de Aquisição de Alimentos - PAA, na modalidade de doação simultânea, através de termo de cooperação com a Companhia Nacional de Abastecimento - Conab. Sessenta animais foram abatidos e resfriados no abatedouro no município de Juazeiro, seguindo todas as normas de inspeções sanitárias e de controle de qualidade exigidas pelas normas vigentes no país.

A entrega da carne foi realizada na quinta-feira (02/05) para a instituição beneficiada, a creche Lar Feliz, situada no bairro Malhada da Areia, atendendo, há 14 anos, crianças de cerca oito bairros do município. A ONG atende atualmente cerca de 400 pessoas em vulnerabilidade social e em insegurança alimentar e nutricional, garantindo, além de cinco refeições diárias, espaço de lazer e educação.

Para a diretora da instituição contemplada, Maria da Ressurreição, a doação “foi uma ajuda muito bem vinda, não só para a casa, como para as famílias. Essa carne veio aliviar a instituição no atendimento das refeições dessas crianças”, afirma. Ela informou ainda que é a primeira vez que as crianças vão comer carne de caprinos e ovinos nas refeições fornecidas pela creche, já que o valor da carne não cabe no orçamento.

Para a colaboradora do Irpaa, instituição que está assessorando a Associação Comunitária de Lagoa do Meio com a colaboração do STR, Mona Mirella dos Santos, “o PAA evita a existência do atravessador valorizando a agricultura familiar”. Ela diz ainda que projetos como estes poderiam ser melhor desenvolvidos se houvessem mais parcerias com outras instituições e órgãos públicos a nível municipal. “O intuito maior é que os agricultores se habituem com a prática de comercialização direta como meio de garantir a sustentabilidade e, consequentemente, a permanência deles no campo”, conclui.

Os desafios do PAA para o agricultor familiar

Para acessar o programa, os grupos de agricultores e fornecedores precisam possuir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), especial pessoa jurídica ou outros documentos definidos pelo Grupo Gestor do PAA (GPAA). Este documento pode ser fornecido por instituições previamente autorizadas e por outras organizações seguindo portarias específicas. No município, os grupos podem conseguir este documento junto à EBDA - Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola. Toda a alimentação fornecida por cada associação é destinada para instituições beneficiárias que trabalham com pessoas em insegurança alimentar e nutricional, escolhida pelos próprios agricultores. Além disto, os alimentos fornecidos precisam seguir as normas de qualidade definidas pelo Programa.

O PAA no Território Sertão do São Francisco

No ano passado, com a realização da Oficina do PAA, organizações de agricultores familiares de dois municípios do Território Sertão do São Francisco, Juazeiro e Remanso, assinaram termo de Cooperação com a Conab (na modalidade de adesão) para o fornecimento de carne de caprinos e ovinos, sendo que em Juazeiro esta é a primeira aquisição do PAA na modalidade de doação simultânea. Esta foi uma medida de emergência diante da situação de criadores que estão com dificuldades de manter as suas criações durante a seca. Além destes, a Coopercuc, em Uauá, já fornece para o PAA alimentos, assim como existem os grupos de pescadores e outros do município de Remanso.

Segundo dados da Conab, através do sistema DATA PAA, no ano de 2012, foram fornecidas cerca de 200 Cédulas de Crédito Rural - Doação, no valor de mais de 31 milhões de reais destinados para o PAA no Estado da Bahia, recursos oriundos do Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS. Pelo seu papel no combate à pobreza, o PAA é uma das ações que compõem o Plano Brasil Sem Miséria – BSM, em seu eixo Inclusão Produtiva Rural.

A informações são do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), resumidas e adaptadas pela Equipe FarmPoint.  

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

Wellington Dias Lopes Junior

Petrolina - Pernambuco - Instituições governamentais
postado em 07/05/2013

Este é um ótimo exemplo de apoio à agropecuária familiar e combate à fome. Ações desta natureza, realmente, trazem conseqüências positivas. Os produtores não estão recebendo nada de graça, estão produzindo e têm garantia que venderão sua produção a preços justos. Receber sem dar nada em troca não funciona, já dizia Luiz Gonzaga há mais de 50 anos: "...Mas doutô uma esmola a um homem qui é são ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão...". São de ações/políticas, como a mostrada neste artigo, que a produção familiar necessita.

Miguel Justino Gomes de Carvalho

Abare - Bahia - Produção de caprinos de corte
postado em 08/05/2013

Nos em Abaré temos um pequeno abatedouro para caprinos e ovinos que foi contruido através de convenio Contag/ B. Mundial/STR de Abaré - Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Fazenda Boqueirão e Regiões Circunvizinhas, onde o meso teria como função de melhorar a comercialização da agricultura familiar, onde seria colocados seus produtos para venda através do projeto do Governo PAA (Conab) e também no PNAE. garantindo um preço justo aos produtores e na busca juntamente com eles de uma melhor produtividade de produtos precoce e de qualidade.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade