Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

BA: Convênio Seagri-Adab-Fazenda Icó fortalece setor

postado em 15/04/2009

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A Secretaria de Agricultura Irrigação e Reforma Agrária - SEAGRI, por meio de sua Agência de Defesa Agropecuária da Bahia - ADAB, celebraram convênio de cooperação técnica com o Grupo Gestor das Associações Rurais de Barra Bonita e Região, que dentre outros aspectos, contempla a instalação de um Escritório Local da ADAB nas instalações da Fazenda Icó, localizada na comunidade de Barra Bonita, distrito de Itamotinga, município de Juazeiro - BA.

De propriedade do conjunto de associações e administrada pelo Grupo Gestor com apoio do SEBRAE, a Fazenda Icó tem por finalidade servir como centro de difusão tecnológica, onde as instituições de pesquisa e extensão poderão implantar novas tecnologias, demonstrar seus resultados e realizar pesquisas científicas, contando para isso com toda uma infra-estrutura para capacitação, laboratório de saúde animal, salas, além das instalações de manejo do rebanho. A região aonde se encontra o empreendimento concentra cerca 1.761 agricultores familiares distribuídos em 39 comunidades rurais, com predomínio da caprino-ovinocultura.

A assinatura deste convênio ocorreu na cidade de Juazeiro, no dia 3 de abril, durante a programação da SEAGRI ITINERANTE, e tem por objetivo formalizar a conjugação de esforços em apoio às atividades de Defesa Agropecuária, por meio de seu monitoramento técnico, atuação em eventos agropecuários, educação sanitária, atendimento a propriedades e produtores entre as partes conveniadas.

Com isso a ADAB assume uma postura mais próxima da agricultura familiar produtora de caprinos e ovinos, atendendo inclusive, uma reivindicação apresentada durante a SEAGRI ITINERANTE em Juazeiro. Assim, estes produtores passam a ter acesso a serviços tais como a formação e manutenção da base cadastral, e o controle do trânsito de caprinos e ovinos por meio da emissão da Guia de Trânsito Animal - GTA, diretamente na região, sem a necessidade de se deslocarem para a cidade de Juazeiro.

Cabe salientar ainda que este serviço é essencial para o acesso dos produtores aos abatedouros frigoríficos sob inspeção sanitária que estão se instalando em Juazeiro. Isso acontece, na medida em que os animais só podem ser abatidos se acompanhados da GTA, documento básico de rastreabilidade ao atestar a origem dos animais transportados.

A celebração deste convênio trata-se, na verdade, de um projeto piloto que a depender de seu desempenho poderá vir a ser ampliado para outras comunidades com significativa movimentação de animais. Com isso a ADAB avança na construção de um modelo de Defesa Agropecuária mais adequada à realidade da agricultura familiar, notadamente, aquela produtora de caprinos e ovinos do Semi-árido baiano.

As informações são da Diretoria de Defesa Sanitária Animal - DDSA, adaptadas pela equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

Ozanan Batists de Lima

Icó - Ceará - Produtor Rural
postado em 25/10/2012

Como representante legal da comunidade do Sítio Poço do Carro, nós iremos perder um grande secretário de Agricultura que é a pessoa de Mailton, meu amigo, agradeço em nome da Ass. do Poço do Carro fui Eleito no Sábado passado por unamidade por vontade da comunidade no dia 13/10/2012 até 2014. honrado em ter votado no Pefeito Marcos Nunes,  pois Icó perdeu muito com as brigas Políticas e continua são 42 anos,  fui a favor dessa unão porque sei o que Icó precisa é empregos e muitos, enquanto a população não se acordarem irão sofrer muito ainda, em relação a Saúde é problema mundial, Educação tem que comerçar pelos os pais deixarem de dar muitas lagalias os filhos e ir acompanhar seus filhos de perto estudando, terminando e tem mais coisas pra falar só quando tiver falando au Público.....Ozanan Batista de Lima Persidente da ACPC do D. de  Lima Campos -Zona Rurual...

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade