Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Brasil e Espanha discutem identificação eletrônica

postado em 31/03/2011

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Uma parceria entre Embrapa, Sebrae e a Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa) para um projeto de identificação eletrônica em rebanhos de caprinos e ovinos de corte em cooperação com o governo da Espanha foi tema de reunião entre pesquisadores da Embrapa Caprinos e Ovinos, o pesquisador Daniel Benítez (Emepa) e o analista do Sebrae da Paraíba, Jucieux Lucena, na sede da unidade na última terça-feira (29).

A proposta, apresentada por Benítez, seria de selecionar rebanhos para a implantação dos equipamentos de identificação, como brincos e chips, trazendo técnicos espanhóis para capacitarem veterinários e técnicos brasileiros no uso do equipamento e de seus sistemas de informação. A escolha da Espanha para a cooperação se deve, segundo ele, ao fato daquele país ter desenvolvido um programa de identificação adotado por onze países europeus, cujo sucesso fez com quem a partir deste ano, a identificação eletrônica seja obrigatória em rebanhos de caprinos e ovinos de vinte e cinco países do continente.

"Os módulos serviriam como experiência para apresentar ao setor produtivo brasileiro como os sistemas de identificação eletrônica funcionam", afirmou Benítez, que ressaltou o potencial da identificação para trazer dados confiáveis para escriturações zootécnicas. Na reunião, tanto Embrapa quanto Emepa manifestaram a disposição de adotar a tecnologia em seus rebanhos experimentais. A ideia é de também selecionar rebanhos entre produtores para compor um projeto piloto de identificação. As duas empresas de pesquisa elaborarão já na próxima semana a proposta do projeto.

Participaram da reunião o chefe-geral da Embrapa Caprinos e Ovinos, Evandro Holanda Junior, o chefe adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento, Marco Bomfim, o supervisor de Transferência de Tecnologia, Selmo Fernandes e os pesquisadores Juan Ferelli, Vinícius Guimarães e Octávio Morais.

As informações são da Embrapa Caprinos e Ovinos, adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade