Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Bruno Santos opina sobre os 3 desafios do setor

postado em 26/01/2010

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Quais os 3 principais desafios para a cadeia da ovinocaprinocultura em 2010? Essa é a pergunta que o FarmPoint esta fazendo para os leitores. Abaixo conheça a opinião do zootecnista e parceiro do FarmPoint, Bruno Fernandes Sales Santos.

"Olá a todos e parabéns a equipe FarmPoint pela iniciativa desta discussão.

Concordo com a opinião dos leitores desta pesquisa e gostaria de expor a minha opinião. Acredito que os maiores desafios para a ovinocaprinocultura em 2010 sejam:

1 - Quebra imediata do círculo vicioso que perdura há décadas na atividade

A atividade não se consolida por que não existe produção com oferta e qualidade suficiente para abastecer a cadeia ou os criadores não produzem em quantidade e qualidade necessária por que a cadeia não está consolidada? Estamos sempre presos ao mesmo ponto, não tenho como produzir por que não tenho para quem vender em quantidade por um preço que justifique economicamente a atividade. Ou ainda, não tenho como comprar o ano inteiro ou comprar toda sua produção pois sua qualidade oscila, a oferta não é suficiente e assim não tenho como estabelecer volumes adequados ao mercado consumidor. Quebremos este círculo, produzamos adequadamente e todos juntos trabalhemos para que exista garantia de escoamento da produção por preços justos e que beneficiem aqueles que produzem melhor.

2 - Elevação da eficiência produtiva global da propriedade de produção de ovinos e caprinos

A única maneira de obter retorno econômico adequado com tais atividades é sendo eficiente na produção e trabalhar com alta produtividade na produção de alimentos, eficiência reprodutiva, melhoramento genético, nutrição, pastagens e etc. É importante que cada produtor atinja um alto nível de produtividade (kg cordeiro/ovelha/ano ou kg cordeiro/ha/ano). As associações, os criadores de elite, os criadores de animais para abate, técnicos, empresas do setor, governo e etc. devem estar conectados e voltados para esta finalidade, deixemos um pouco de lado as vaidades e tentemos lutar por nossa atividade com um pouco mais de seriedade.

3 - Planejamento e investimentos adequados ao longo da cadeia produtiva

Precisamos urgentemente de estatísticas acuradas sobre o setor. É preciso que os órgãos governamentais e associações invistam para promover o setor com seriedade, divulgando as características positivas dos produtos, auxiliando o produtor, o terminador, o processador, o comerciante, o fornecedor e o consumidor a planejar estrategicamente suas ações, disponibilização de crédito e suporte de gestão de maneira a tornar as propriedades em verdadeiras empresas lucrativas. A capacitação profissional de técnicos e da mão de obra é um fator imprescindível para que a ovinocaprinocultura se tornem atividades que exerçam suas funções sociais e econômicas. Planejar a ovinocultura com base nas informações e dados muito bem trabalhados é fundamental para que profissionalizemos nossa atividade.

Na minha opinião estes desafios são lançados não apenas para 2010 mas para a atividade até que consigamos atingi-los."

Clique aqui para ler mais opiniões sobre este assunto.

Avalie esse conteúdo: (4 estrelas)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2021 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade