Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

CE: artesãos descobrem novos mercados para o couro

postado em 24/04/2007

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Há cinco anos, um pequeno grupo de artesãos do município de Quixadá, localizado no sertão central cearense, resolveu unir forças e conhecimento para ganhar novos mercados.

Uma parceria desenvolvida entre os proprietários da Fazenda Pé na Serra, Paulo Holanda e sua esposa Everani, e os artesãos resultou na criação da Associação Pé da Serra, onde são feitos produtos de decoração, como tapetes, pufes, caminho de mesa, almofadas, sandálias.

Na época, os caprinos e ovinos que eram abatidos na fazenda tinham sua pele jogada fora. Seu Paulo Holanda passou a vender a pele, que era desperdiçada, já limpa para os artesãos por um preço abaixo do mercado, oferecendo assim matéria-prima em abundância, além de apoio técnico.

Hoje, os animais são abatidos no frigorífico. A pele é levada para um curtume em Fortaleza, onde o couro recebe um tratamento de limpeza. A matéria-prima volta para Quixadá em ponto de ser trabalhada pelos artesãos.

Para ajudar no desenvolvimento do trabalho, o Sebrae local encaminhou para a Associação um profissional de designer, que criou novas peças voltadas para decoração, treinou os artesãos para melhorar o corte e o acabamento dos produtos.

As peças produzidas já ultrapassam a fronteira de Quixadá rumo ao mercado interno e externo. De acordo com a coordenadora da Associação, Everani Bezerra, os produtos já foram encaminhados para Portugal, Fortaleza, São Paulo, Roraima e Macapá. Além da participação em diversos eventos espalhados pelo País.

As informações são da Agência Sebrae de Notícias.

Avalie esse conteúdo: (4 estrelas)

Comentários

Gláucio José Araujo Vaz

Recife - Pernambuco - Produção de leite
postado em 24/04/2007

Parabens. O Sr. Paulo Holanda realmente é um grade empreendedor e suas ações só engrandencem o setor.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade