Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Dívidas e renda baixa afetam setor de insumos

postado em 03/11/2006

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Levantamento feito pelo IBGE para o Estado de S. Paulo, indicou que no acumulado de janeiro a agosto deste ano, na comparação com igual período do ano passado, houve queda na produção de alimentos para animais e rações (-1,9%); adubos, fertilizantes e corretivos para o solo (-1,9%); defensivos agrícolas (-5,2%); e tratores, máquinas e equipamentos agrícolas (-19,6%).

Segundo o economista Fernando Abritta, da coordenação de indústria do IBGE, o segmento de tratores e máquinas é o que mais depende de financiamento. E como os produtores estão enfrentando altos índices de endividamento e baixa rentabilidade, acabam renunciando a novos investimentos.

Enquanto a queda do poder de compra dos agricultores provocou o recuo na produção de adubos e fertilizantes, a crise na pecuária bovina e suína - causada por problemas sanitários -, levou à queda na produção de alimentos para animais e rações, informou Jacqueline Farid, do Estado.

Segundo Abritta, um dos principais destaques no desempenho da agroindústria de janeiro a agosto é que os segmentos mais voltados para o mercado interno apresentaram bons resultados. É o caso da indústria de resfriamento e preparação de leite e laticínios (que cresceu 3,0%), beneficiamento de arroz (4,2%) e moagem de trigo (farinha de trigo e derivados, com alta de 1,5%).

Os três segmentos foram beneficiados pelo aumento da renda familiar e pela queda da inflação dos preços alimentícios, que elevaram o consumo no mercado doméstico.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade