Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Embrapa: bancada federal cearense conhece projetos

postado em 26/05/2010

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Parlamentares da bancada federal cearense conheceram na última segunda-feira (24/05) futuros projetos da Embrapa para os setores da ovinocaprinocultura. A apresentação das ações, previstas para 2011, foi feita pelo chefe-geral da Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral/CE), Evandro Holanda Júnior, na sede da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza/CE).

De acordo com Evandro, em 2011 a Embrapa deverá concentrar seus investimentos na construção de um laboratório de referência em diagnóstico e controle de enfermidades em pequenos ruminantes, na instalação de um abatedouro-modelo e de uma unidade de processamento de carnes e na criação de um complexo de pesquisa para conservação, melhoramento e uso de espécies de caprinos e ovinos e plantas forrageiras.

Segundo ele, priorizar estas iniciativas será necessário para que a Embrapa Caprinos e Ovinos se mantenha na vanguarda de geração de conhecimentos e tecnologias, antecipando-se a desafios do setor pecuário brasileiro. "Somente no Ceará visualizamos um mercado que poderia ser abastecido com a produção de carne ovina, gerando restaurantes, oferta de serviços, atração de turistas. Mas para isso, precisamos dinamizar toda uma cadeira que ainda não consegue produzir o suficiente para abastecer o mercado já existente", salientou ele.

Evandro destacou também os projetos estruturantes já contemplados com investimentos obtidos por emendas de parlamentares cearenses que totalizarão R$ 3,15 milhões para a Embrapa Caprinos e Ovinos. Este aporte será aplicado em 2010 na conclusão do laboratório de Ciência e Tecnologia de Alimentos, na construção de Centro Tecnológico para transferência de tecnologias, que possuirá residência zootécnica para formação de técnicos de nível médio, do Centro Tecnológico de Convivência com o semiárido, também voltado para capacitação de técnicos e estudantes. As duas primeiras obras foram viabilizadas por emenda da bancada cearense. A terceira, com recursos de emenda do deputado federal José Linhares.

Na avaliação da senadora Patrícia Sabóia, que juntamente com seu suplente Flávio Torres articulou a emenda federal que beneficiou as três unidades da Embrapa presentes, é "gratificante colaborar com uma empresa preocupada com as futuras gerações brasileiras, na vanguarda da produção de alimentos". O deputado federal José Guimarães afirmou seu entusiasmo com o crescimento da Embrapa no Ceará. "Aprovamos emenda para a empresa, sabendo que o que for gerado não terá outra finalidade que não o desenvolvimento da pesquisa agropecuária", disse ele.

As informações são da Embrapa Caprinos e Ovinos, adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade