Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

ESP: Análise do leite revela alimentação do animal

postado em 09/11/2006

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O grupo de pesquisa "Tecnologia da Produção Animal", integrado por pesquisadores das Universidades de Huelva e Sevilla, na Espanha, desenvolveram um projeto que permitirá analisar a composição química do leite de cabra com o objetivo de determinar se o produto provém de animais alimentados com ração (sistema intensivo) ou de animais alimentados com pasto e ração (sistema semi-extensivo).

Os especialistas pretendem comprovar que o leite produzido por cabras de propriedades semi-extensivas possui um valor adicional, pois é "muito mais natural e ecológico", disse o responsável pelo projeto, Víctor Manuel Fernández. Além disso, o projeto quer confirmar que o leite de cabra alimentada a pasto apresenta um maior teor do ácido linoléico conjugado (CLA), que pesquisas mostram que tem efeitos benéficos para a saúde (hipocolesterolêmicos, antioxidantes, anticarcinogênicos, redução de peso, etc).

Para fazer a caracterização do leite, os pesquisadores estudam dois tipos de técnicas: cromatografia de gases e espectroscopia de infravermelho Próximo (NIR). Os especialistas empregam ambos os métodos para a análise dos ácidos graxos e do CLA do leite de cabra. Estas técnicas também serão aplicadas aos queijos.

A reportagem é do site Capraispana.com.

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade