Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Espanha publica manual sobre produção ecológica ovina

postado em 13/01/2010

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O Ministério do Meio-Ambiente, Meio-Rural e Marinho da Espanha editou um manual de "Boas práticas em produção ecológica de carne ovina" afim de divulgar os procedimentos que devem ser seguidos em uma propriedade de criação ecológica.

O manual destaca que o setor ovino de carne ecológica está em expansão e ocupa 24% das propriedades, o segundo lugar em importância das produções ecológicas na Espanha, principalmente em Andalucía, Extremadura, Cataluña e Castilla-La Mancha.

O ponto de partida da pecuária ecológica é a integração "sustentável e equilibrada" dos animais com a agricultura e com o meio-ambiente. Nesse contexto, os animais aproveitam os recursos alimentícios que o entorno oferece e exercem funções benéficas para a propriedade, como a melhora da fertilidade dos solos e o controle biológico de ervas e arbustos.

Nessas condições, o manual recomenda o uso de raças locais já que se adaptam melhor às condições de cada entorno e modelo de produção. Nesse aspecto, a diversidade de entornos e sistemas de produção se traduz em um "amplo leque" de raças locais que coexistem por todo o território nacional e que estão muito bem adaptadas às condições que cada meio produtivo oferece.

Em outro parágrafo, esse guia fornece uma série de dados técnicos sobre a produção ecológica de ovinos na Espanha, como o número de cabeças existentes, hectares destinados a pastos e tabelas econômicas de ganhos e gastos desse tipo de propriedade.

Por último, o manual faz uma referência à cadeia de cordeiro ecológico, destacando o preço superior recebido pelo produtor no canal ecológico frente ao convencional em 34%.

A reportagem é do Infocampo.com, traduzida e adaptada pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (3 estrelas)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade