Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Flushing na dieta de matrizes - você utiliza?

postado em 25/04/2013

12 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O produtor de ovinos de corte, Geraldino Assumpção, de Laranjeiras/ES, enviou uma dúvida para o tópico Nutrição no Fórum do FarmPoint. Abaixo, veja a dúvida:

“Amigos. Gostaria de questionar o uso de flushing em ovelhas. Sou produtor de ovinos de corte do Espírito Santo e há 2 anos utilizo essa ferramenta para aumentar o índice de prolificidade das minhas fêmeas. No primeiro ano, o resultado foi ótimo, pois as fêmeas estavam em balanço energético negativo. No segundo ano, como elas estavam bem nutridas, o resultado não foi tão perceptível. Para o flushing, uso ração, mas sei, que há opção de um piquete de pasto especial antes da monta. Não sei como os produtores analisam essa possibilidade e eu gostaria de gerar um debate sobre resultados, possibilidades e casos especiais. Grande abraço!”


Participe deixando o seu comentário e conte a sua experiência!  

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

thiago gomes de macedo

Maringá - Paraná - Indústria frigorífica
postado em 25/04/2013

Utilizo o Flushing somente quando os animais estão muito sentidos, quando as pastagens não estão em boas condições principalmente por causa chuvas. Acredito que quando os animais estão bem nutridos, em boa condição corporal, o uso do flushing não resultará em resultados muito perceptivos no índice de prolificidade, mas será perceptivo nos custos com ração.

alvaro ortega

Assunção - Central - Paraguai - Instituições governamentais
postado em 25/04/2013

O flushing e somente util para a femea quando ela se encontra com o escore corporal comprometido seja previo a monta o ao parto, favorecendo indices de ovulacao o maior producao de leite e supervivencia dos cordeiros ja seja mediante forragens de boa qualidade o bem suplementos energeticos-proteinicos, mais se o seus ovelhas contam com boa disponivilidade de forragens esta suplementacao nao sera necessaria de fazer pois os requerimentos de manutencao e producao da femea se encontraram cobertos. Obrigado pela oportunidade  

Jordana Andrioli Salgado

Curitiba - Paraná - Ovinos/Caprinos
postado em 25/04/2013

Prezado Sr. Geraldino Assumpção, realmente o Flushing funciona melhor quando as fêmeas estão com escore corporal baixo, causando mudança energética e hormonal o que ocasiona melhora nos índices de cio. Esse fato é mais perceptível em animais com balanço energético negativo, como fêmeas que estão saindo da lactação. Agora, na época das chuvas, o efeito do flushing é menos perceptível pela melhora energética que a pastagem proporciona . É necessário reavaliar a dieta total do rebanho e se os índices de prenhez já estão satisfatórios, pois há um limite. Para diminuir os custos, eu sugiro separar animais com escore corporal mais baixo e fazer um flushing somente para esse lote.
Espero ter contribuído e estou à disposição.

gerson ribeiro

Xanxerê - Santa Catarina - Zootecnista
postado em 25/04/2013

Sr.geraldino a principal finalidade do flushing é almentar a ovulação das femeas ,e a condição corporal tem efeito direto nesse processo já que a flushing tem efeito direto no fornecimento de energia  e as com escore corporal  baixo terão resultados mais satisfatorios essas femes devem ser separadas das com escore corporal   maior  ai sim os resultados serão satisfatorios.

Miguel Angel

Paso de los Toros - Tacuerembo - Uruguai - Frigoríficos
postado em 26/04/2013

Se ven mejor los resultados cuando las ovejas tienen una disminución corporal importante en la momento de la monta o inseminacion en Uruguay se mejora solo con una mejor pastura

Flavio Schirmann

Formigueiro - Rio Grande do Sul - Ovinos/Caprinos
postado em 26/04/2013

Gostaria de saber se existe pesquisa no sentido de submeter o rebanho a "stress" alimentar e após realizar o "flushing"?

Silvia Leuch

Ponta Grossa - Paraná - Pesquisa/ensino
postado em 26/04/2013

sempre usa em receptoras e doadoras. Doadoras e receptoras com escore corporal mais que 3 eu faço estresse alimentar. Elas ficam junto na pastagem de pouca proteína durante três meses, depois coloca uma ração de proteína 14%  mais  milho
quebrado na proporção 50%. Inicia com 50g por dia durante três dias depois aumenta
para 100g três dias, depois 150g ate depois da coleta e transferência dos embriões.
Faço isso também com ovelhas para produção de carne. Este ano consegui 98% de
nascimento de 1,65 de cordeiros de 100 ovelhas. Sempre ajuda ainda uma vitamina ADE no inicio.

hugo miranda

Asuncion - central - Paraguai - Consultoria/extensão rural
postado em 26/04/2013

soy productor de carne bovina, pero quiero diversificar mi produccion quiero hacer leche de caprino, ya tengo un buen macho de la raza saneen, estoy afincado en la zona de gral. Bruguez, soy Ing. zootecnista, pero quiero obtener mas informacion sobre este sistema, muchas gracias

Ricardo de Macedo Chaves

São Luís - Maranhão - Pesquisa/ensino
postado em 26/04/2013

Sr. Geraldino, a utilização do flushing deve ser sempre que o escore corporal (EC) estiver abaixo de 3 (Tabela de 1 - 5). O EC baixo denota um balanço energético negativo o que leva as fêmeas a terem complicações na ovulação devido alterações hormonais. Garantindo um maior aporte de energia as fêmeas com certeza desenvolveram nos ovários folículos ovulatórios e terão gestações garantidas. Em situação contraria com os animais com EC bom, as despesas que você terá com a suplementação não serão compensadas pelo acréscimo na fertilidade.

Claudio Fontoura

Dom Pedrito - Rio Grande do Sul - Produção de ovinos de lã
postado em 27/04/2013

O flushing deve ser utilizado como qualquer ferramenta, onde realmente for necessário.
Se o rebanho já está em boas condições, acho antieconômico gerar um stress alimentar expontâneo para depois entrar com ração para desencadear as reações do flushing.
Este aporte de produção pagará este custo? Acho que não!
Além disso, ao provocar qualquer tipo de stress em um rebanho, poderemos desencadear  outras reações indesejaveis e provavelmente onerosas.
Creio que manter o rebanho em um bom estado nutricional, e suplementar somente as que se encontram com real necessidade seria o ideal.
Outros meios de aumentar a produção seria entrar com outras tecnologias como por exemplo genes de partos múltiplos, diminuição de idade do primeiro encarneiramento ou diminuição do intervalo entre os partos.
Mas tudo isso sempre deverá estar alicerçado em conhecimentos sólidos para sua implementação e principalmente em uma farta disponibilidade alimentar.

José Alexandre Agiova da Costa

Campo Grande - Mato Grosso do Sul - Pesquisa/Ensino
postado em 30/04/2013

Quanto ao flushing em ovelhas d escore acima de 3 (1 a 5) parece consenso. Gostaria de colocar outros aspectos. 1) Que tipo de flushing? Condições nutricionais depois da monta/inseminação?
1) Flushing com suplemento concentrado-protéico, funciona, mas a pasto pode não funcionar, se temperedas funciona melhor, mas para um país tropical temos que pensar em utilização de forrageiras de alto valor nutricional: panicum e se braquiária, deve ser consorciada com leguminosas. Sempre pasto novo, rebrote, muitas folhas, poucos colmos.
2) Ovelha bem nutrida deve permanecer bem nutrida após a monta/inseminação. Continuar recebendo flushing por pelo menos 15 dias, melhor 30 dias, ou mantidas em pastagens muito boas. Pode ser reduzido o valor ofertado de suplemento, mas a continuidade aumenta o sucesso da fixação e desenvolvimento  de embriões, entre outros.

Geraldino Assumpção

Laranjeiras - Espírito Santo - Produção de ovinos de corte
postado em 15/05/2013

Pessoal, boa tarde.

Só tenho que agradecer pelas dicas fornecidas! Ajudaram demais da conta!

Que Deus lhes abençoe! Ajudou muito!

Abração!

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade