Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

IMA lança novo sistema de controle e comércio de agrotóxicos

postado em 10/01/2012

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Já está disponível no site do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) o novo sistema de controle e comércio de agrotóxicos - SICCA. Ele substitui o antigo Sistema de Controle Semestral de Agrotóxicos (Sisagro) e tem como objetivo monitorar o uso do produto no estado, além de assegurar o fornecimento de informações de uma forma mais ágil e segura.

Com o SICCA os revendedores poderão acessar o sistema diretamente pelo site do IMA. Outra vantagem é o acesso através do endereço www.sicca.ima.mg.gov.br, utilizando qualquer navegador de internet.

Todas as movimentações comerciais de agrotóxicos referentes ao segundo semestre de 2011, ou seja, de 1º de julho a 31 de dezembro, já podem ser lançadas. O prazo para enviar o primeiro relatório semestral de 2011 utilizando o novo software, excepcionalmente, será no período de 1º até 15 de fevereiro.

Pelo antigo sistema, o procedimento era realizado de maneira mais burocrática, pois havia a necessidade de se baixar um programa para enviar o relatório de controle do produto. O SICCA é um software desenvolvido exclusivamente pelo IMA e proporciona relatórios mais detalhados, o que consequentemente, garante um maior controle e confiabilidade no armazenamento das informações.
Atualmente, 994 revendas de agrotóxicos no estado são registradas no Instituto.

O IMA fiscaliza o comércio, o armazenamento e uso de agrotóxicos na agricultura. Portanto, todo estabelecimento comercial e prestador de serviço de aplicação de agrotóxicos no estado, tem que obter o registro, obrigatório, no IMA e o certificado deve ser afixado em local visível. Para se registrar é necessário procurar uma unidade do Instituto próxima ao estabelecimento comercial.

Por se tratar de produto tóxico para o homem, animais e meio ambiente, o agrotóxico exige cuidados especiais na sua armazenagem, comercialização e uso, podendo ser adquirido, somente, com a apresentação da receita agronômica, emitida por profissional legalmente habilitado.

A matéria é do IMA, adaptada pela Equipe AgriPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2022 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade