Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Manejo adequado reduz mortes de cordeiros

postado em 07/08/2015

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A fase de nascimentos de cordeiros exige alguns cuidados especiais dos produtores de ovinos. O frio é a principal causa de mortes entre os recém-nascidos. No entanto, com manejo adequado, os animais conseguem conviver com as baixas temperaturas. Segundo o veterinário Raul Mascarenhas Santana, da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos – SP), o produtor consegue reduzir as mortes de animais com cuidados, que devem começar ainda no final da gestação da ovelha, com nutrição adequada, por exemplo.

O colostro é fundamental. O cordeiro deve mamar logo nas primeiras horas após o nascimento. Também é importante que o filhote não fique em ambientes frios e úmidos. Nesta época de temperaturas mais baixas, o produtor deve deixá-lo em locais com barreiras contra o vento e o frio. "Logo que o animal nasce, na Embrapa Pecuária Sudeste, mães e filhotes são levados ao curral de manejo para receberem os primeiros procedimentos e a identificação com brincos e chips”, explica Mascarenhas. São realizadas a pesagem dos animais, a cura do umbigo do cordeiro e a vermifugação da mãe. Após os cuidados iniciais, os cordeiros acompanham as mães no pasto.

Na Fazenda Canchim, sede da Embrapa Pecuária Sudeste, nasceram até então cerca de 350 filhotes. A previsão é o nascimento de 600 animais, no total.

As informações são da Embrapa Pecuária Sudeste.
 

Avalie esse conteúdo: (4 estrelas)

Comentários

belchior elias filho

OUTRA - OUTRO - OUTRA
postado em 10/08/2015

muito bom todos cometarios,  pras nos pequeno criador ,sem que possamos contratar um tecnico na area de ovinos procuramos neste orgão tão importante de comunicação que e a internete e  encontramos bons comentarios de esperientes proficionais que nos ajuda muito a criar  ovinos

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2018 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade