Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

MT: Vila Rica terá frigorífico de ovinos com SIF

postado em 28/09/2009

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O município de Vila Rica (1.259 km a Nordeste de Cuiabá), situado no Consórcio Intermunicipal Norte Araguaia, irá receber investimentos da ordem de R$ 1 milhão devido à implantação de um frigorífico de ovinos. A indústria será a primeira do Estado com o Selo de Inspeção Federal (SIF) no ramo de ovinos. No entanto, a comercialização poderá atingir todo o território nacional. Além do Norte Araguaia, a região do Araguaia também será beneficiada por conta das posições geográficas que há entre as duas regiões.

A ação se deve graças à articulação da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura do MT Regional; dos dois consórcios que atendem à região; prefeituras e produtores da região; e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Segundo informações do zootecnista e superintendente da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura, Paulo de Tarso, a escolha do município obedeceu alguns critérios como baixo IDH; número de pessoas carentes; economia da região entre outros fatores. Ainda de acordo com Paulo de Tarso, nos próximos dias uma equipe técnica comandada por ele visitará todos os municípios vizinhos a fim de cadastrar os produtores da região.

"Temos que viabilizar a matéria-prima para a produção. Esse é o nosso trabalho, que é fomentar e atrair o maior número de carcaças para o abate", destacou o zootecnista.

O município de Vila Rica irá participar com a contrapartida no valor em torno de R$ 140 mil. Para o prefeito e também presidente do Consórcio Intermunicipal Norte Araguaia, Nafitali Calixto, a iniciativa foi planejada desde o início do ano. Ele comentou que o projeto está em fase inicial. "O nosso principal objetivo é proporcionar renda e emprego junto ao pequeno produtor de nossa região", afirmou o prefeito de Vila Rica. Em relação à demanda de matéria-prima, o prefeito diz estar tranquilo, já que a região oferece boas condições de solo e vasto rebanho de animais.

Para Calixto, a produção será beneficiada em termos de logística já que o município encontra-se a 40 km do Pará, além da aproximidade com Estados da região Nordeste, como Ceará, Maranhão, Bahia, etc.

Atualmente, Mato Grosso conta apenas com dois frigoríficos de ovinos, em Porto Estrela e Rondonópolis. Ambos possuem autorização para comercialização em nível estadual, que é o Selo do Serviço de Inspeção Sanitária Estadual (SISE/MT).

As informações são do Governo do Mato Grosso, resumidas e adapadas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (4 estrelas)

Comentários

WILLIAM PARRIÃO VASCONCELOS

Santana do Araguaia - Pará - Revenda de produtos agropecuários
postado em 28/09/2009

Gostaria de parabenizar os idealizadores desse brilhante projeto, pois um projeto desse tras um grande beneficio aos agropecuaristas da região. A ovinocaprinocultura será apartir desse projeto uma atividade viável para essa região porque garante renda para pequenos e grandes propriedades principalmente as pequenas porque a atividade demanda pouco espaço para se ter uma grande produção, principalmente o municipio de Santana do Araguaia-PA que tem aproximadamente 4000 familias assentadas essa uma boa alternativa de renda para essa classe de produtores.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade