Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Nei A. Kukla comenta sobre eficiência na ovinocultura

postado em 16/06/2010

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O técnico em agropecuária e administrador especializado em agronegócios, Nei Antonio Kukla, de Porto União, Santa Catarina, enviou um comentário na entrevista Bruno Santos: "Falta profissionalismo na ovinocultura". Abaixo leia a carta na íntegra.

"A demanda pela carne ovina é crescente. Segundo dados divulgados, consumimos apenas 140 gramas de carne ovina/hab/ano, e ainda, produzimos apenas 40% para atender este consumo, de resto, importamos.

Então vejam só o tamanho de mercado que temos. Somado a tudo que o Bruno Santos comenta em sua entrevista, creio que muitos criadores tem receio de investir na atividade, pois tem lá seus animais, vendendo vez em quando uma carcaça, mas como mencionado na mesma entrevista, como você poderá ter a ovinocultura como uma atividade econômica se você não abate 100-120 cordeiros por ano?

Outra coisa, muitos criadores tem suas matrizes que parem e os cordeiros são desmamados e ficam lá no pasto (quando tem), se não nos "potreiros" com gramíneas nativas e fracas até completarem 1 ano e meio ou mais. Isso gera ineficiência. O criador precisa entender que deve fornecer cordeiros para o abate, com idades de no máximo 6 meses, livrando assim o pasto, instalações, mão-de-obra, garantindo após este período atendimento exclusivo aos animais de reprodução, preparando-os para o próximo encarneiramento e cria, além, é claro de receber R$ pela venda dos cordeiros."

Clique aqui para ler mais opiniões sobre este assunto.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade