Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Nova certificação "Selo Azul" buscará fortalecer a irrigação brasileira

postado em 06/11/2013

4 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Uma ferramenta que promete organizar e fortalecer a irrigação no Brasil está prestes a ser lançada pelo Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Irrigação. Segundo o secretário Miguel Ivan, o modelo já está desenhado e a perspectiva para o lançamento do "selo azul" é o próximo mês de dezembro.

"As discussões sobre a certificação estão bem avançadas. Na outra semana, por exemplo, iremos levantar o tema em um seminário. Pretendemos saber dos irrigantes o que eles precisam de fato", afirmou Miguel Ivan.

Os benefícios do selo atingirão diretamente o setor produtivo. Com ele, o agricultor passará a ter menores taxas de juros e o aumento de prazos de financiamentos bancários, como o Plano Agrícola e Pecuário (MAPA), o Plano Safra da Agricultura Familiar (MDA) e os fundos constitucionais.

"Pretendemos aumentar a velocidade de concessão de crédito, além de reduzir a burocracia e a regulamentação, criando assim o menor custo possível para o proprietário", garantiu Miguel Ivan.

A certificação de projetos de irrigação está prevista na Política Nacional de Irrigação - Lei nº 12.787 de 11/01/2013. O -Selo Azul' é a primeira etapa rumo à organização do setor produtivo que utiliza a técnica. A certificação é considerada uma iniciativa essencial para que todos os demais agentes de desenvolvimento possam atuar de forma direcionada.

"Essa demanda é de décadas e o governo trabalha justamente para transformar essa vontade em realidade", ressaltou Ivan. De acordo com ele, o governo busca com a certificação gerar informação precisa sobre os irrigantes no país, com o intuito de possibilitar a melhor definição das políticas públicas.

Adesão - Para obter o -Selo Azul', o irrigante deverá estar obedecendo a todos os aspectos legais do setor, como o cuidado com o meio ambiente, a devida gestão de pessoas e o uso adequado e mais eficiente da água. Ao cumprir todos os itens, o agricultor passará a ter o "certificado de conformidade". "Buscamos com isso ampliar a área de irrigação no Brasil, o que é estratégico para o Ministério da Integração Nacional", concluiu o secretario Miguel Ivan.

As informações são do Ministério da Integração Nacional, adaptadas pela Equipe AgriPoint

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

Vilmin J Xavier

Tailândia - Pará - servce silvicole, lavora forrageira e export
postado em 06/11/2013

Eu gostaria de cadastrar para o "SELO AZUL" por favor me oriento para no estado do PARÀ.
obrigado.
Xavier.

José Carlos Azevedo

Itaperuna - Rio de Janeiro - Produção de leite
postado em 07/11/2013

Bom dia:
Para este Projeto -SELO AZUL- que ainda será lançado, estou antecipado. Com verba própria e com muito sacrifício fiz as instalações sem assistência. Confesso que fui buscar a A.N.A , relativamente ao consumo da água e não houve dificuldade para tanto junto ao governo e   foi possível iniciar, todavia os técnicos colocados a minha disposição ( EMATER RIO), para tal iniciativa, foram inoperantes e burocráticos. Quero crer que as dificuldades, enquanto buscarmos a solução através de técnicos despreparados para dar atenção aos micro projetos, mais uma vez estaremos perdendo tempo e sendo sacrificado.
Vamos ver o que acontecerá.
Jcarlos

Victor M.Vasquez

Chitre - Herrera - Panamá - Produção de leite
postado em 07/11/2013

Magnífica iniciativa do governo brasileiro

Ronaldo Marciano Gontijo

Bom Despacho - Minas Gerais - Produção de leite
postado em 07/11/2013

Prezado Victor,

Esta noticia é muito bonita de se ler, mas na prática a realidade é outra bem diferente. Não se iluda com o governo brasileiro.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade