Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

PE: incentivo à caprinocultura na região de Salgueiro

postado em 30/07/2009

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Até o fim de 2009, deverá ser inaugurado em Salgueiro o abatedouro de caprinos e ovinos e iniciada a construção de uma unidade de processamento de leite. Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural de Salgueiro, Nilton Cavalcanti, o laticínio servirá para beneficiamento tanto de leite de cabra quanto de vaca e será viabilizado em parceria com o IFPE (antigo Cefet), que segundo informações do governo federal, ficará pronto até o fim do ano. Já o abatedouro aguarda apenas a construção da lagoa de estabilização para começar a funcionar.

Com a instalação das duas obras, alguns obstáculos para o desenvolvimento do segmento de caprinos e ovinos na região serão quebrados. "Será possível aproveitar melhor a produção de leite na região, profissionalizando o setor e diversificando a economia. Se aplicado o processamento apropriado, o valor do queijo, por exemplo, pode variar de R$ 20 a R$ 25", afirma Cavalcanti.

O secretário destaca ainda que o Sertão Central pernambucano poderá ganhar ainda mais autonomia com o aumento na venda de esterco - que já apresenta um fluxo mensal superior a 200 caminhões em direção aos perímetros irrigados de Petrolina e Juazeiro - e com a construção de um curtume no município de Granito (PE), um projeto da Codevasf que promoverá a comercialização de 12 mil peles/ano. Atualmente, as peles produzidas pelo Araripe e Sertão Central são, em sua maior parte, adquiridas pelos curtumes Campelo (Juazeiro) e Moderno (Petrolina), que processam cerca de 80 mil peles de caprinos e ovinos, usadas na confecção de calçados, bolsas, vestimentas e pastas no Brasil e no exterior, para onde vai 20% da produção.

As informações são do Jornal do Commercio-PE, adaptadas e resumidas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade