carregando...
Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Pousadas e restaurantes de Cunha realizam 7º Festa Gastronômica do Cordeiro Serrano

postado em 20/08/2014

2 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A cidade de Cunha, no interior de São Paulo, é palco até o dia 07 de setembro da 7º Festa Gastronômica do Cordeiro Serrano. O lançamento oficial da programação aconteceu no último sábado (16/8), no bairro Paraibuna e contou com a presença de organizadores, empresários e turistas. O evento contou ainda com exposição de produtos típicos da região.

Figura 1 - Turista degusta produtos durante abertura do Festival do Cordeiro: Foto Wilson Silvaston.



Ao todo 10 restaurantes e pousadas da estância climática participam do evento, oferecendo em seus cardápios uma série de pratos especiais, preparados à base de cortes de cordeiro. A expectativa é que cerca de 400 kg do produto sejam consumidos ao longo da programação.

Além de oferecer uma atração gastronômica aos turistas que visitam Cunha, a ação também tem o objetivo de divulgar a produção de ovinos da região. Toda carne utilizada no evento será fornecida por criadores, que integram a Central de Negócios dos Criadores de Ovinos. 

Figura 2 - Integrantes do Projeto Oficina da Lã: Foto Wilson Silvaston.



“Essa parceria é muito importante, pois traz segurança aos empresários que participam do festival, pois sabemos que teremos um produto de qualidade e disponível próximo dos estabelecimentos”, elogiou Caio Ribeiro Penteado, proprietário do restaurante Gnomo, um dos participantes do festival.

Para atender mais rapidamente os restaurantes e pousadas, a Central disponibilizou dois postos de abastecimento, em pontos diferentes do município, para facilitar a retirada das peças. “Sabemos que a logística do fornecimento é importante para os restaurantes e pousadas, por isso criamos esses postos para facilitar o acesso”, contou Haroldo Fleischfresser, integrante da Central de Negócios.

O representa da entidade destaca ainda que houve toda uma preparação ao longo do ano para garantir o abastecimento das cozinhas. “Foi feita uma projeção de consumo para o período, mas estamos preparados para oferecer mais se for necessário”, garantiu.

Figura 3 - Flores de lavanda - Lavandário de Cunha: Foto Wilson Silvaston



A abertura do Festival contou também com a exposição de atrativo e produtos típicos da região, como o projeto Oficina da Lã, a empresa de queijos e sorvetes caseiros Fazenda Arakatu e a produtora de essência de lavanda O lavandário. “Poder associar nosso produto a um evento que já está se tornando tradicional como o Festival do Cordeiro é realmente uma grande oportunidade”, disse Fernanda Freire, do O Lavandário.

Para o gerente regional do Sebrae-SP, em Guaratinguetá, Augusto dos Reis Ferreira, a união dos criadores de ovinos com os setores de alimentação fora do lar, hospedagem e atrativos traz um grande benefício para a economia regional. “Essa sinergia entre os vários elos da cadeia produtiva é muito positiva, pois fortalece e estimula os empreendimentos”, declarou.

Figura 4 - Palestra do criador de ovinos Ricardo Negrini.



Tradição

A 7º Festa Gastronômica do Cordeiro Serrano de Cunha é uma realização da prefeitura municipal de Cunha, com o apoio da CUNHATUR (Associação dos Proprietários de Hotéis, Pousadas, Restaurantes, Bares, Similares e Artesãos de Cunha), Acocvap (Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos do Vale do Paraíba) e Amprasp (Associação dos Moradores e Produtores do Rio Abaixo, Rodeio, Sítio e Paraíbuna).

Distante, 232 quilômetros de São Paulo, a cidade de Cunha é famosa pelo clima temperado e seco e por abrigar as belezas naturais da Serra do Mar. Cunha também é uma cidade com ampla infraestrutura turística, com dezenas de pousadas e restaurantes para todos os gostos e bolsos.

Programação

7º Festa Gastronômica do Cordeiro Serrano
Data: de 16 de agosto a 7 de setembro
Confira a lista dos estabelecimentos participantes no site:
www.cunha.sp.gov.br

As informações são do Sebrae, adaptadas pela Equipe FarmPoint.


 

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

Haroldo Fleischfresser

Cunha - São Paulo - Produção de ovinos de corte
postado em 20/08/2014

Muito boa a matéria! Agradeço a cobertura do evento que realmente foi muito agradável e buscou promover a qualidade do cordeiro criado em Cunha além de outros produtos e serviços da região.

Abraços,

Haroldo

CLEMENS BARBOSA DE NOVAIS JR.

Barra do Garças - Mato Grosso - Produção de ovinos de corte
postado em 25/08/2014

PARABENS AOS ORGANIZADORES PELO TRABALHO.
E AOS CRIADORES POR TEREM O APOIO DE VÁRIOS SEGMENTOS NA REGIÃO.
ABRAÇOS, CLEMENS

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade