Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

PR: cooperativa Castrolanda tem se tornado referência na produção de carne de cordeiro

postado em 20/04/2012

4 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Quando se ouve o nome Castrolanda, o consumidor automaticamente associa a leite de qualidade. Mas nesses 60 anos de existência, a cooperativa tem se tornado referência também na produção de carne de cordeiro.

E com o objetivo de incentivar tanto o consumo deste tipo de carne como também mostrar aos consumidores e varejistas a qualidade dos cortes produzidos pela cooperativa, entre os dias 17 e 18 de abril, a Castrolanda participou da 31ª Mercosuper, realizada entre os dias 16 e 18 de abril, em Pinhais, região Metropolitana de Curitiba. Pelo terceiro ano consecutivo, ela ocupa um espaço no estande da Secretaria Estadual da Agricultura (Seab) e do Instituto Emater/PR.

Qualidade

Segundo Tarcísio Bartmeyer, coordenador do setor de ovinos da cooperativa, há sete anos que a Castrolanda deu início ao Projeto Cordeiro, com o objetivo de dar mais uma alternativa de renda aos seus cooperados, já que é uma atividade que não depende de grandes investimentos. Hoje, o plantel da cooperativa é composto por cerca de 5 mil matrizes e a meta é atingir 15 mil nos próximos anos para atender à demanda crescente do mercado.

Os produtores investem constantemente em genética especializada para produção de carne, obtendo cordeiros com excelente padrão de carcaça e de cortes especiais. "A genética, aliada a um rigoroso controle sanitário e nutricional, confere ao cordeiro Castrolanda um diferencial no mercado de carnes e segurança alimentar ao consumidor", destaca ele. Com o fomento da produção, a cooperativa disponibiliza insumos que vão desde linhas de crédito específicas para a ovinocultura, como rações, atendimento de técnicos profissionalizados na área e pontos para dar suporte ao produtor.

Mercado

A Castrolanda faz o abate dos cordeiros em parceria com um frigorífico de Castro, que está sendo ampliado para atender à demanda. A carne é comercializada na região dos Campos Gerais e na capital do Estado. Os restaurantes de Curitiba são os principais clientes da cooperativa. O produto tem sido divulgado em eventos técnicos e de culinária, feiras gastronômicas, entre outros. Atualmente, ela comercializa diferentes tipos de cortes, como carré francês, pernil, costela e paleta.

As peças são embaladas a vácuo e a entrega é garantida o ano todo com a mesma garantia de qualidade e padrão dos cortes. Para Tarcísio, "participar de eventos que reúnem consumidores e varejistas, como a Mercosuper, são importantes para divulgar um produto que, apesar de ser considerado como nobre, cada ano conquista mais espaço no gosto dos consumidores paranaenses. Estamos muito satisfeitos com os contatos e negócios aqui realizados", disse.

E na sua região? Como o trabalho das cooperativas e associações vem ajudado na produção de ovinos e/ou caprinos? Participe deixando o seu comentário e a sua opinião sobre o assunto!

As informações são da Ocepar, adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

PECUÁRIA BRASIL ASSESSORIA

Sertãozinho - São Paulo - Consultoria/extensão rural
postado em 20/04/2012

A Copercana, no município de Sertãozinho - SP, tem desenvolvido um bom trabalho para incentivar a ovinocultura entre seus cooperados. Veja o link abaixo:

http://pecuariabrasilassessoria.com.br/conf_copercana.htm

Bruno de Barros Ribeiro de Oliveira

Belo Horizonte - Minas Gerais - Produção de ovinos
postado em 20/04/2012

Parabéns Cooperativa e cooperados, o país está precisando de lideres como vocês. Um exemplo na atividade, buscando sempre aumentar a renda do produtor rural.

Nei Antonio Kukla

União da Vitória - Paraná - Consultoria/extensão rural
postado em 24/04/2012

Não há dúvidas que a procura pela carne de cordeiros é crescente.
Iniciativas como o que acontece na Castrolanda, e diga-se de passagem não é só no leite, mas Castrolanda é referência no leite, grãos, suinocultura e agora vem se tornando um ícone na ovinocultura, graças ao espírito empreendedor de seus imigrantes holandeses aliada a disciplina e profissionalismo com o que conduzem as suas propriedades.
Vale lembrar, que muitas empresas da cidade, não possuem o mesmo trato administrativo como essas propriedades são geridas.
Em várias regiões na cadeia da ovinovultura vem surgindo exemplos semelhantes, porém ainda falta assistência contínua para que tais feitos se tornem realidade.

marcelo spinelli grazziotin

Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Consultoria/extensão rural
postado em 03/05/2012

Parabéns Tarcisio, tinha certeza que chegariam lá.  abraços Marcelo

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade