Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

PR: Emater coordena programa para ovinocultura

postado em 29/05/2006

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A Emater-PR (Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural) vem trabalhando, juntamente com a iniciativa privada, no sentido de produzir no Estado uma carne ovina nobre e padronizada, por meio do "Programa paranaense da estruturação das cadeias produtivas de ovinos e caprinos".

Segundo o médico veterinário Cezar Amin Pasqualin, responsável pelo programa, uma das grandes dificuldades é a falta de regularidade na produção. Sem a disponibilidade do produto no mercado, o consumidor não mantém o hábito de consumo. "Tem que haver regularidade na oferta e orientação para que o consumidor não cometa erros na hora do preparo da carne", ponderou.

De acordo com o médico veterinário, a Emater, por muito tempo, atuava apenas "da porteira para dentro" da propriedade rural. "A tradição da Emater não era a de atuar na parte de mercado e gourmet, mas se tratam de dois elos indispensáveis que devem ser trabalhados", destacou.

A idéia do programa é orientar os produtores de ovinos para um novo modelo de produção e padrão, em que devem ser observados o manejo sanitário perfeito, o escalonamento de produção -para que não haja safra nem entressafra acentuadas -, estabelecimento de um pacto de cooperação entre os produtores, no qual cada produtor se responsabilize pela qualidade da carne produzida.

Para garantir o mercado consumidor, a Emater realizou convênios com a iniciativa privada, entre elas a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), que vem trabalhando no sentido de difundir o cordeiro nos cardápios dos restaurantes.

As informações são de Lyrian Saiki do Paraná On Line.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade