Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

PR: governo entrega lote de caprinos para criadores

postado em 17/05/2010

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O governo do Estado do Paraná entregou, no último sábado (15), em Virmond/PR, mais um lote de caprinos, com 15 fêmeas mestiças e um macho puro de origem. O Programa Estadual de Apoio à Estruturação das Cadeias Produtivas de Ovinos e Caprinos é desenvolvido pelo Departamento de Desenvolvimento Agropecuário - Deagro - da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento, em parceria com prefeituras, associações de criadores e colégios agrícolas.

O lote faz parte do trabalho implantado na unidade de produção de matrizes e reprodutores de caprinos e genética animal, da estação experimental do Instituto Agronômico do Paraná - Iapar, em Pato Branco. O convênio do repasse dos animais será firmado com a Associação de Criadores de Caprinos de Virmond e região. "Estamos dando continuidade aos bons resultados já obtidos com este programa no Paraná, e promovendo atividades para fortalecer a base de produção", disse Erikson Chandoha, secretário da Agricultura e do Abastecimento. Desde 2006, quando o programa foi criado, já foram repassados mais de 500 animais para as associações de criadores no estado.

O Paraná tem atualmente o oitavo maior rebanho nacional com cerca de 124 mil cabeças de caprinos, e 1,74% da participação do rebanho brasileiro, segundo o último censo agropecuário.

O mercado busca cada vez mais a produção de carnes de animais jovens. Mas para isso o produtor necessita de um bom programa de melhoramento genético, produção sustentável, adequação no manejo reprodutivo e alimentar entre outros itens da cadeia produtiva.

Segundo José Antônio Garcia Baena, zootecnista da Secretaria da Agricultura, responsável pela coordenação do programa, a aceitação junto aos produtores é muito boa. "Buscamos auxiliar a diversificação da pequena propriedade familiar, na multiplicação das matrizes e posterior repasse desses animais para os criadores. A nossa intenção é formar uma boa base de produção, com um ótimo melhoramento genético dos animais."

Paralelo ao repasse das matrizes, a secretaria, em conjunto com a Emater, promoveu treinamentos técnicos, dias de campo, seminários, palestras técnicas e outras atividades para os produtores aperfeiçoarem o sistema de manejo com os animais. Outra preocupação da secretaria foi orientar a readequação de frigoríficos e abatedouros para atuarem com a carne de caprinos, além de incentivar a diversificação do hábito alimentar do consumidor.

A reportagem é da Agência Estadual de Notícias/PR, resumida e adaptada pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2021 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade