Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

PR: produtores receberão matrizes para produção ovina

postado em 13/07/2010

2 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A Feira Nacional Rotativa de Ovinos (Fenovinos) de 2010, ocorrida em maio em Ponta Grossa, já mostra os primeiros resultados das discussões sobre a produção no município, disseminando-a para pequenos produtores. Ontem (12), a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente inseriu 20 produtores no Programa Municipal de Ovinocultura. Em outubro, esses produtores receberão, cada um, 10 matrizes já prenhas para iniciar a produção.

O Programa Municipal de Ovinocultura é voltado para pequenos produtores e funcionará de forma gradual. Os primeiros 20 produtores foram selecionados pela Associação de Produtores Rurais e foram levadas em consideração a área adequada, a pastagem disponível, as instalações e a capacidade técnica de gerenciamento, segundo o secretário Fernando de Paula. As propriedades passaram por um levantamento técnico que indicou que estão preparadas para a produção de ovinos.

O contrato de parceira entre a Prefeitura de Ponta Grossa e os produtores prevê que as matrizes recebidas deverão ser devolvidas ao município em dois anos para que possam ser encaminhadas para novos produtores. Segundo Fernando, num primeiro momento, em 2010, estarão disponíveis 200 ovelhas. No próximo ano mais 100 animais serão acrescentados ao programa e em 2012 outras 100. "Essa é ideia do programa: ir aumentando a produção pontagrossense de forma geométrica", diz o secretário.

Os primeiros beneficiados receberão da prefeitura auxilio para a produção: matrizes prenhas, assistência técnica através de veterinários da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente e a qualificação de manejo. A primeira atividade será uma visita à Fazenda Escola da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

O Programa Municipal também já prevê a comercialização de ovinos procriados nas propriedades. Segundo o secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, foi firmado um convênio com a Cooperativa Castrolanda, que comprará os animais dos produtores. "Com o programa municipal estamos incentivando a criação de ovinos e com isso dando um grande salto na produção em Ponta Grossa, além de contribuir para a geração de renda para os pequenos produtores", define o secretário.

As informações são da Prefeitura de Ponta Grossa/PR, resumidas e adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Comentários

Alexxxx

Alto do Amparo - Paraná - Distribuição de alimentos (carnes, lácteos, café)
postado em 13/07/2010

É uma satisfação enorme saber que o município de Ponta Grossa também está com um Programa abrangente na cadeia produtiva da ovinocultura parecido com o nosso aqui de Toledo, desde a qualificação dentro da porteira até a logí­stica comercial. Isso só vem a somar para a nossa agropecuária, e eu tenho certeza que com os esforços dos produtores e profissionais, a nossa atividade vai crescer e despontar no cenário estadual e federal. Muito trabalho tem que ser feito com o consumidor final, com a dona de casa, e parar com a cultura de ingerir carne ovina somente no churrasco, lembrando que há muitas formas de preparo da carne com espaço para os cordeiros e também para os animais de descarte. Através desses grandes esforços que podemos levar a bandeira da ovinocultura com orgulho. Espero que todos vocês alcancem os índices esperados e que tenham sucesso nesse interessante Programa. Parabénns ao municí­pio de Ponta Grossa!

Clovis Paoletti

Suzano - São Paulo - Tecnologia & Marketing - UNISUZ
postado em 15/07/2010

Parabéns ao Município de Ponta Grossa, pela brilhante iniciativa. Isto sim podemos dizer que é o verdadeiro programa Fome Zero. Incentivo aos pequenos produtores, Capacitação Profissional, Acompanhamento e Supervisão Técnica, o resultado esperado, com absoluta certeza será Trabalho,Produtividade,Renda e sobretudo Auto-estima. Parabéns à todos os envolvidos no programa,sucesso aos produtores!

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade