Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

PR sedia encontro nacional da ovinocaprinocultura

postado em 18/09/2008

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O secretário da Agricultura, Valter Bianchini, abriu nesta quarta-feira (17) em Curitiba o Encontro Nacional das Lideranças de Ovinocaprinocultura. O evento acontece na sede da Emater e é promovido pela Confederação Nacional da Agricultura e pelo Ministério da Agricultura, com apoio da Secretaria da Agricultura, Iapar e Emater. Serão debatidos temas como o cenário da ovinocaprinocultura no Paraná, o programa paranaense de estruturação das cadeias produtivas dos ovinos e caprinos, multiplicação genética, projetos de capacitação e o papel da extensão rural na organização das cadeias produtivas.

"Esse apoio entre as entidades é fundamental para o bom andamento da cadeia produtiva. A cultura de caprinos e ovinos é a oportunidade de diversificação nas propriedades. O melhoramento da produção paranaense é uma das prioridades do Governo do Paraná", afirmou Bianchini.

Neste ano a ovinocaprinocultura foi incluída no programa "Mais Alimentos" do Governo Federal, com uma linha de crédito criada no Plano Safra 2008/09 para reforçar a infra-estrutura das unidades produtivas da agricultura familiar.

Segundo um dos coordenadores do encontro, Arizone Mendes Araújo, o Paraná vive um estado de graça quando o assunto é a ovinocaprinocultura. "O Estado tem participado ativamente no desenvolvimento da cadeia produtiva nacional. Hoje os programas realizados pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento têm fortalecido esse crescimento", disse Araújo.

O presidente das câmaras setoriais da caprinocultura e ovinocultura da Confederação Nacional da Agricultura, Edilson Maia, quer ampliar a participação dessas duas culturas na economia nacional. "Trabalho há dez anos com essa cadeia produtiva. No início a cadeia era desarticulada, hoje já conseguimos muitos avanços. Queremos acabar com a imagem que os ovinos e caprinos são animais 'bonitinhos'. Nossa intenção é incluí-los na economia nacional", disse.

Os participantes do encontro seguem nesta quinta-feira (18), para um dia de campo no município de Castro, na região dos Campos Gerais. Lá eles vão conhecer a estrutura da cadeia de ovinocultura da cooperativa Castrolanda e mais duas propriedades que são referência na produção de ovinos e cordeiros.

As informações são da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do PR, adaptadas e resumidas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade