Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

PR: técnicos lançam cartilha sobre parasitose

postado em 08/06/2010

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Com o objetivo de disciplinar procedimentos técnicos no controle da parasitose ovina e caprina, um grupo de técnicos do Paraná, teve a iniciativa de escrever um manual técnico denominado de "Parasitoses Gastrintestinais dos Ovinos e Caprinos", propiciando à classe produtora um conjunto de práticas, que irão permitir um eficaz controle dos parasitos. Como é sabido, este tema tem tido muitas abordagens e procedimentos na maioria das vezes não sustentáveis sobre o prisma técnico, propiciando um ambiente de resistência parasitaria nos animais, pela prática indevida principalmente no uso dos antiparasitários.

Segundo Cezar Amin Pasqualin , médico veterinário do Instituto EMATER do Paraná e um dos responsáveis pela elaboração do manual técnico, esta é uma forma de valorização do saber hospedado em diferentes locais de pesquisa sobre o tema parasitose, aglutinando as informações e disponibilizando-as democraticamente a todo o segmento produtivo.

Pasqualin ressalta que faz parte do projeto a realização de cursos, com duração de 12 horas, sendo 8h de aula teórica e 4h de aula prática. "Até o momento já foram treinadas cerca de 420 pessoas em todo o estado do Paraná", salienta o veterinário, acrescentando que o foco principal do curso é o uso do método Famacha e a distribuição da cartela original aos participantes.

As informações são do Instituto EMATER do Paraná, adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (4 estrelas)

Comentários

francisco de assis de carvalho pires

Mirandiba - Pernambuco - Ovinos/Caprinos
postado em 16/06/2010

Gostaria de obter informações do conteúdo deste manual, pois seria muito importante para mim divulgá-los para os pequenos criadores na cidade de Mirandiba/P, no alto serão pernambucano. Aguardo informações, atenciosamente. Assis Pires

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade