Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Produtor é pioneiro em produção de leite de ovelhas e derivados em MG

postado em 21/06/2013

6 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Um criador de ovelhas de Soledade de Minas (MG) é pioneiro na produção de leite e derivados. Além das vantagens nas propriedades do leite da ovelha, rico em nutrientes e que não possui lactose, substância que causa alergia em algumas pessoas, as ovelhas ocupam menos espaço, portanto a área de pastagem necessária é menor em comparação com as vacas.

O rebanho do produtor Dalny Araújo Sucasas é de ovelhas da raça Lacaune, que se espalham pela Serra da Mantiqueira. Só as fêmeas que estão prenhas ficam no pasto, até os quatro meses de gestação. As outras, que também são adultas, vivem confinadas, e só saem das baias para irem para a ordenha mecânica.

Os funcionários fazem a higienização das tetas, dando início ao processo de ordenha. Cada ovelha produz em média de 300 mililitros a 3 litros de leite por dia. "A gente não tem nada como referência para saber quantos litros de leite o animal vai dar. Então nós pesamos a cada 15 dias, individualmente, todas as ovelhas para fazer esse banco de dados e selecionar os animais mais produtivos, para tentar chegar a uma média de produção de dois litros/dia", explica o produtor. Mas essa produtividade é compensada pelo baixo custo de manejo e trato de um rebanho como o do produtor Sucasas. Na comparação com uma vaca leiteira, por exemplo, o que se gasta com uma matriz, é possível manter 10 ovelhas adultas.

"Uma ovelha come em torno de 4 kg de alimento por dia. Uma vaca come 40 kg no mesmo período. Num hectare de pasto, o normal é você colocar uma vaca, que você pode substituir por 10 ovelhas. Numa área confinada como esta que temos, é a mesma coisa. Num espaço onde cabem 10 ovelhas, você colocaria uma vaca", compara Sucasas.

Leite de ovelha possui mais nutrientes do que o convencional (Foto: Reprodução EPTV).



O carioca Dalny Araújo decidiu começar com a ovinocultura em 2009. Atualmente tem 700 cabeças entre matrizes, que são a maioria, 11 carneiros reprodutores e cordeiros filhotes, que quando machos são abatidos e vendidos para frigoríficos. Os cães da raça pastor Maremano também são vistos no local, e são uma espécie de guarda-costas das ovelhas.

O leite é a principal atividade da fazenda. Por dia são 200 litros que vão direto para um laticínio que fica na propriedade mesmo. Cosme Antônio Azarias é queijeiro experiente. Há 28 anos ele nem imaginava que um dia trabalharia com leite de ovelha. "O rendimento é surpreendente. É um leite completamente diferente e a massa tem de ser trabalhada com muito carinho, com muita concentração, pois caso contrário o produto final não vai sair de acordo com o esperado", explica o queijeiro.

Do leite de ovelha são produzidos seis tipos de queijo e um de iogurte. O produto é rico em cálcio e vitamina C, além de ter proteínas com alto valor biológico e ainda minerais como potássio, manganês, cobre e zinco. E o que é mais importante: não tem lactose. O mercado ainda é restrito, mas um bom começo pra quem pretende difundir a ovinocultura leiteira. "A gente está desenvolvendo uma parceria forte com a prefeitura de Soledade para identificar novos produtores. A nossa ideia é agregar produtores numa parceria sólida e longa e quem sabe transformar Soledade na capital brasileira da ovinocultura leiteira", finaliza Sucasas.

A matéria é do G1, adaptada pela Equipe FarmPoint.
 

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Comentários

Patricia Vilhena Dias de Andrade

Belo Horizonte - Minas Gerais - Produção de caprinos de leite
postado em 24/06/2013

O leite de ovelha é rico em muitos nutrientes, principalmente a gordura, mas possui também lactose como o leite de outros ruminantes.

Ataliba F Aguilar

Ribeirão Preto - São Paulo - Produção de caprinos de corte
postado em 24/06/2013

Bom dia, a pergunta è, quem está com a razão, o Sucasas, ou a sra Patricia,? o leite de ovelha tem ou não lactose? eu sei por  ex-  que o leite de cabra é rico em histamina, o de Búfala não  tem caroteno,o de Baleia, é o que contém maior indice de gordura,e aí, quem está com a razão, obrigado.

Maiana Visoná de Oliveira

Uberlândia - Minas Gerais - Produção de ovinos
postado em 24/06/2013

Veja bem... Todo leite de origem animal possui lactose... Existem alguns processos na indústria que podem "eliminar" a lactose do leite de origem animal, mas "originalmente" todos contem lactose. Leites que não possuem lactose são os de origem vegetal como o de coco ou o de soja. Então, pessoas que tem intolerância à lactose passam mal se ingerir qualquer tipo de leite de origem animal... O que está envolvido em processos alérgicos é uma proteína denominada alfa caseína e não a lactose... A alfa caseína está presente em menores quantidades no leite de ovelha e de cabra quando comparado ao de vaca... o que permite que pessoas que tenham alergia ao leite de vaca possam beber o leite de outras especies como o de ovelha e de cabra sem prejuizos à saúde...


Espero ter colaborado com alguma coisa! e espero que também retirem este erro grotesco da reportagem...

Rodrigo Martins de Souza Emediato

São Paulo - São Paulo - Indústria de laticínios
postado em 24/06/2013

Não é a primeira vez que vejo esta informação aqui no Farmpoint: de que o leite de ovelha não tem lactose...

Como disseram, TODO leite tem lactose, a lactose é o açúcar do leite, essencial para a espécie animal infante.

Leite de vacas possuem de 4,5 a 6,0% de lactose (depende da raça), contra cerca de 4,5% em cabras, 5,0% em ovelhas e 5,0% em búfalas.

A intolerância à lactose ocorre com pessoas que por algum motivo, seja genético ou adquirido, não possuem a enzima LACTASE, responsável pela digestão da lactose ou as possuem em quantidade insuficiente tornando-se incapaz de digerir a lactose.

Todos os animais do gênero mamífero, possuem a glândula mamária e portanto produzem leite (morcego, canguru, camelo, baleia entre outros), leite este COM lactose. Não existe leite de origem vegetal e sim um produto comercial de origem vegetal chamado leite de "coco, soja, etc"

É possível retirar a lactose do leite? SIM é possível, mas na indústria e não no animal...

Existem uma confusão dos conceitos:
ALERGIA ao leite: são causadas pela proteína do leite. O organismo reconhece esta proteína como um agente estranho ao corpo e combate com o sistema imunológico, causando urticárias, asma, febre, diarreias, etc.

A proteína do leite é formada principalmente (de 73 a 79%) pela caseínas (alfa, beta, kappa) e a concentração destas caseínas no leite variam de acordo com a espécie. Por isso, pessoas que possuem alergia ao leite de vaca conseguem muitas vezes consumir leite de cabra e/ou ovelha. Vai depender a sensibilidade da pessoa.

Já com relação a digestibilidade em geral do leite (de forma não patológica), o leite de cabra e ovelhas são mais digestíveis devido ao tamanho dos seus glóbulos de gordura, independente de terem mais gorduras. Tendo assim maior superfície para ação das enzimas atuarem. Dando a sensação de leveza do leite.

No radar técnico QUALIDADE do Farmpoint existem alguns artigos sobre qualidade do leite de cabra e ovelha. Seria uma boa oportunidade para aprenderem mais sobre o assunto.

Luís Carlos da Rosa Soares

Santana do Livramento - Rio Grande do Sul - Ovinocultura leiteira
postado em 24/06/2013


Parabéns Rodrigo pelo esclarecimento em relação a lactose, o que faz a diferença realmente é o tamanho dos glóbulos de gordura, tornando uma melhor digestibilidade, com isso as pessoas alérgicas ao leite de vaca não sofrem nenhuma restrição (alergia) ao ingerirem leite de ovelha.

Cássio de Oliveira Leme

Paranapanema - São Paulo - Produção de leite
postado em 26/06/2013

Caros amigos, não devemos esquecer que uma Unidade Animal (UA) se refere ao peso metabólico e não ao peso unitário. Trocando em miúdos: uma vaca de 450 Kg de peso vivo equivale a 5 ovelhas de 53 Kg de peso vivo aproximadamente. Ou seja, 1 vaca = 5 ovelhas (grosseiramente falando)

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade