Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Profissão de vaqueiro poderá ser regulamentada

postado em 19/02/2013

2 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Proposta em análise na Câmara regulamenta a profissão de vaqueiro. Pelo texto, é de responsabilidade desse profissional conduzir os animais de modo a garantir-lhes a boa saúde ao longo dos trajetos. Já aos empregadores caberá contratar seguro de vida e de acidente para os vaqueiros.

A medida está prevista no Projeto de Lei 4831/12, do deputado Carlos Brandão (PSDB-MA). Conforme a proposta, o vaqueiro também terá direito à aposentadoria após comprovados 30 anos de contribuição, se homem, e 25, se mulher.

Dentre as atividades relacionadas à profissão, o texto enumera as seguintes:

- tratar, manejar e conduzir animais como bovinos, bubalinos, equinos, muares, caprinos e ovinos;

- fiscalizar as pastagens, as cercas e as aguadas;
- prover consultoria técnica relacionada ao meio ambiente rural;

- organizar eventos associados aos animais.

De acordo com Brandão, a regulamentação irá beneficiar milhares de trabalhadores e contribuir para preservar as tradições culturais do sertão brasileiro. “Ao realizar suas atividades, o vaqueiro mantém a cultura do vestuário, da gastronomia, da caracterização da região e da literatura cantada”, sustenta.

Tramitação

O projeto terá análise conclusiva das Comissões de Seguridade Social e Família; de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

PL-4831/2012 

As informações são da Agência Câmara, adaptadas pela Equipe AgriPoint.
 

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

Deraldino

Ipiaú - Bahia - médico/agropecuarista
postado em 22/02/2013

Justo o referido projeto,para uma classe que trabalha dia-dia,tomando sol,chuva,mas sempre com prazer e apego aos semoventes,portanto questão de justiça.

Marcelo Borges Sampaio

Jeremoabo - Bahia - Produção de leite
postado em 03/07/2013

Que não me venham incluir nessa digna profissão os corredores de vaquejada que se auto intitulam "vaqueiros". Seria um desmérito para os verdadeiros vaqueiros que acordam na madrugada para um dia inteiro de labuta. Nunca vi vaca em vaquejada!Sugestão: Derrubadores de boi, num ambiente ostil para o mesmo, 2 cavalos e 2 homens contra um boi numa cama de areia fofa, luz nos olhos, com fome e sede e som nas alturas. O verdadeiro vaqueiro paga o boi no seu ambiente natural, de igual para igual.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade