Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Programa Cabras do Piauí será apresentado em Natal

postado em 15/10/2008

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O Programa "Cabras do Piauí" será apresentado no Rio Grande do Norte nesta quarta-feira, 15, durante a programação da Festa do Boi que acontece em Natal para os estados nordestinos. O convite partiu do coordenador da Rede Aprisco do Sebrae e de projetos da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura, Enio Queijada. Hoje, o Piauí tem o segundo maior rebanho de caprinos e ovinos do Brasil e o principal desafio é a qualificação do produtor rural.

De acordo com o coordenador executivo do programa, Expedito Lopes, o convite representa o reconhecimento por parte do Sebrae nacional pelo programa Cabras do Piauí, uma iniciativa interinstitucional coordenada pelo Programa de Combate a Pobreza Rural (PCPR), que respeita a diversidade de cada um dos 11 territórios em que o Estado está subdividido. O programa implantado no Piauí no inicio desse ano, busca a inclusão social, unindo as iniciativas de vários atores que atuam na cadeia produtiva.

Para o gerente de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) do Banco do Brasil, Paulo Sucupira, um dos aspectos positivos do programa é a superação da falta de qualificação do setor. Na primeira etapa, o programa foi implantado em três dos 11 territórios de desenvolvimento em que o Estado está dividido: Serra da Capivara, Vale do Rio Guaribas e Cocais.

"A escolha desses territórios é pelo número do rebanho. No município de Dom Inocêncio, localizado no território da Serra da Capivara, nós temos o maior número do rebanho do estado do Piauí, de 130 a 140 mil animais. Nessa etapa o foco é o semi-árido piauiense", explica Expedito.

O principal foco de atenções do programa nesse momento é a cidade de Guaribas, conhecida nacionalmente como cidade piloto do programa Fome Zero. Lá já foram selecionadas 25 famílias para o programa. Nos três territórios já foram capacitados 179 criadores. A proposta é que cada uma das famílias de produtores tenham no mínimo 100 matrizes.

"Nesse momento estamos voltados exclusivamente para Guaribas, com objetivo de inserir o município na rota do empreendedorismo", explica Expedito informando que essa é uma orientação do governador Wellington Dias. A implantação do Cabras do Piauí em Guaribas está estruturada dentro de uma série de ações que visam dar sustentabilidade à cadeia produtiva no município, como a construção de apriscos pelo PCPR, a implantação de uma base digital com 10 computadores dentre outras ações.

O orçamento para o projeto está previsto em 451 milhões subdivido desde a etapa de capacitação, treinamento, infra-estutura, recursos hídricos, construção de casas, e toda estrutura em um horizonte de 10 anos entre 2008 e 2017. Até agora 100 técnicos já foram capacitados nessa primeira fase.

O programa tem uma coordenação estadual mas é uma iniciativa interinstitucional do qual participam parceiros do governo federal, estadual, municipal.

As informações são do site 180 Graus Brasil Portais, resumidas e adaptadas pela equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade