Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Raça de caprinos Anglo-Nubiana se destaca no estado do Piauí

postado em 05/03/2013

5 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A raça Anglo-Nubiana está bem distribuída, no Brasil, sendo muito utilizada nos cruzamentos absorventes para a produção de leite e carne, principalmente no Nordeste. No Piauí a raça está cada vez mais em destaque. Apresenta grande importância econômica para introdução inicial em rebanhos criados, extensivamente, e que pretendem melhorar a produção leiteira.

De acordo com José Elivaldo, doutor em zootecnia, a raça facilmente se adaptou as situações climáticas co Nordeste. “Já consideremos uma raça naturalizada, por sua adaptação no estado, onde tem dupla aptidão, tanto na carne como no leite”, disse.

Caprinos dessa raça são mais utilizados em sistemas extensivos de criação e semi-intensivos, pois são animais muito rústicos, com fortes aprumos. Apresentam uma produção leiteira e duração de lactação menores do que as raças leiteiras, mas é de grande importância nos cruzamentos industriais. No caso de sistemas de produção de leite em confinamento, o mais indicado é o uso de raças especializadas. Nesse caso, uma das mais usadas é a Anglo-Nubiana.

Os caprinos da raça Anglo-Nubiana são assim denominados, devido aos cruzamentos entre caprinos da Núbia (Sudão) e da Inglaterra com o duplo objetivo de produção de carne e leite. Trata-se de uma raça, extremamente rústica, com ótima adaptação ao ambiente tropical, inclusive para a criação a pasto.

Essa é uma raça que possui todas as variedades de pelagem, com pelos curtos e brilhantes, pele solta, predominando a cor escura. O corpo é longo, profundo e bem conformado, bastante musculoso, conta com um peito amplo, uma linha dorsolombar retilínea e larga, além de costelas bem arqueadas. Tais características fisionômicas garantem a essa raça uma boa aptidão para o corte.

Ao mesmo tempo, as fêmeas apresentam úberes muito bem desenvolvidos e uma boa produção leiteira, menor que a produção das outras raças especializadas europeias, porém contendo altos níveis de gordura e sólidos totais. Isso é responsável por determinar a grande habilidade materna e a capacidade de produção comercial de leite. Por isso, a raça é classificada como de dupla aptidão, o que tem determinado o seu uso mais intenso na caprinocultura de corte brasileira, devido à possibilidade de uma exploração mais rentável.

As informações são do G1, adaptadas peça Equipe FarmPoint.  

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

dalva

Campo Grande - Mato Grosso do Sul - Indústria frigorífica
postado em 05/03/2013

Muito boa essa materia, pois estou amadurecendo um planejamento com caprinos.( um sonho antigo)

jose marques

Tamboril - Ceará - Produção de caprinos de corte
postado em 08/03/2013

essa raça da para produçao de carne ?onde achar criador ?

Raquel Maria Cury Pereira

Piracicaba - São Paulo - Mídia especializada/imprensa
FarmPoint - postado em 11/03/2013

Oi José, bom dia! Essa raça é considerada de dupla aptidão: boa para leite e para carne. Grande abraço, Raquel

Rodrigo Tenório Padilha

Natal - Rio Grande do Norte - Ovinos/Caprinos
postado em 18/03/2013

Sr. José Marques,

O Ceará junto com o Piauí e Pernambucos, são os maiores criadores de caprinos anglo-nubianos do Brasil, inclusive com a melhor genética, no Ceará mas precisamente sou o presidente do Núcleo de criadores de Caprinos Anglonubiano, se o sr. quiser saber mais sobre animais me envia um e-mail que posso passar telefones e nomes de criadores no nosso estado. O Anglonubiano é uma animal produtor de leite, carne e pele, dependo claro da sua linhagem, no estado do ceará possuímos várias linhagens, tanto pra leite como pra corte. O nosso núcleo também possui uma comunidade no facebook e um blog: http://nucleoangloceara.blogspot.com.br/p/reprodutores.html

luan

São Vicente do Seridó - Paraiba - Produtor Rural
postado em 25/08/2015

onde compro um casal para deixa no cep 58158000

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2021 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade