Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Relatório mostra redução de 88% no desmatamento

postado em 25/06/2009

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O resultado da medição do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), divulgado ontem (24), apontou o desmatamento de 123 quilômetros quadrados de floresta em maio. Em relação a maio de 2008, quando o monitoramento registrou 1.096 km² de desmate, houve queda de 88%.

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, creditou a redução a ações governamentais de combate ao desmatamento e a acordos firmados com setores produtivos, como as cadeias da soja e da madeira.

Até junho, o Ibama aplicou 1,1 mil autos de infração, num total de R$ 806 milhões em multas. No entanto, o ministro admitiu que apenas cerca de 10% desses valores são efetivamente pagos. "Até o fim do ano espero que possamos chegar a 20% ou 25% de multas pagas", disse.

Segundo Minc, as ações e as operações em andamento na Amazônia deverão ser reforçadas nos próximos meses, quando o desmatamento tradicionalmente é maior por causa do período seco na Amazônia. "A guerra é agora, nos próximos meses, quando tem menos chuva e o pessoal desmata mais."

O ministro defendeu a articulação entre medidas de repressão e criação de alternativas econômicas para as populações que se sustentavam pelo desmatamento ilegal.

As informações são da Agência Brasil, resumidas e adaptadas pela equipe AgriPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade