Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Reunião entre Senar, Riocon e Embrapa discute incentivo à ovinocaprinocultura na Bahia

postado em 16/07/2012

4 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O coordenador de programas do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) da Bahia, Washington Serafim e o diretor da Fazendas Reunidas Rio de Contas (Riocon), Yuri Brasileiro Lyra, estiveram na Embrapa Caprinos e Ovinos na semana passada. Em reuniões com a equipe da unidade, traçaram planos para futuras parcerias para incentivo à caprinocultura e ovinocultura na Bahia, a partir de convênios entre a Embrapa e as duas instituições cujas propostas deverão ser elaboradas até o fim deste mês. A previsão de assinatura dos convênios é em setembro, de acordo com agenda de trabalho definida na reunião.

Com o Senar, a intenção é formalizar um contrato para execução de ações de transferência de tecnologia para o Programa de Fortalecimento do Sistema Agroindustrial da Caprino e Ovinocultura da Bahia. A Embrapa deverá colaborar na validação do programa Agetec (Assistência Gerencial e Tecnológica), sistema de gerenciamento de rebanhos mantido por Sebrae e Senar; na validação do conteúdo programático dos cursos do programa FEM Capri (de formação de empreendedores na caprinocultura e ovinocultura); no apoio técnico às ações do projeto Viver Bem no Semiárido.

Já com a Riocon, empresa localizada no sudoeste baiano, a Embrapa colaborará em ações do Projeto Integrado de Desenvolvimento Sustentável do Médio Rio das Contas, que atua em seis municípios, integrando 103 famílias de produtores, com um rebanho de 17.471 cabeças, entre caprinos e ovinos.

Entre os objetivos, estão ações para desenvolver sistemas de produção silvipastoris (com uso da caatinga e algaroba), avaliação de impactos ambientais, definição de estratégias de melhoramento genético, desenvolvimento de ferramenta de orçamento forrageiro, entre outros. Um projeto de pesquisa para avaliação de perdas no transporte de caprinos e ovinos também entrou na pauta de discussões e deverá ser elaborado para a próxima chamada dos editais da Embrapa.

Na avaliação do pesquisador Selmo Fernandes, chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Caprinos e Ovinos, estas parcerias abrem horizontes interessantes para que a Unidade reforce sua atuação em áreas como o melhoramento animal, valoração de serviços ambientais, modelos de sistemas de produção para animais de corte, tecnologias de carne e alternativas alimentares.

Além disso, a parceria possibilitará à Embrapa observar modelos de coletas de dados adotados pela Riocon, como referência para os trabalhos do Centro de Inteligência em Caprinos e Ovinos. "Vemos como ponto principal, nessas propostas de ações interligadas, ajudar na capacidade de empoderamento do produtor rural", destaca Selmo.

As informações são da Embrapa Caprinos e Ovinos, adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

marcelo sampaio

Xique-Xique - Bahia - Produção de ovinos de corte
postado em 26/07/2012

Muito bom o trabalho da RIOCON, tenho interesse em conhecer na pratica ai na fazenda tem como?

Moisés Farias Gomes

Brumado - Bahia - Produção de caprinos de corte
postado em 12/09/2012

Genial a iniciativa, estou com um rebanho de aproximadamente 160 animais, entre mestiços e puros da raça boer, estou necessitando com urgência de parcerias que me tragam mais incentivo na produção.

adolfo caldas freire jr

Salvador - Bahia - Produção de caprinos de corte
postado em 24/12/2012

Moisés, estou começando a formar um rebanho de caprinos de corte da raça boer na Bahia. Gostaria de trocar com vc informações.Será que vc pode me dar seu email, para eventuais dicas e ajuda?


Agradeço desde já.

Moisés Farias Gomes

Brumado - Bahia - Produção de caprinos de corte
postado em 27/12/2012

Adolfo, meu e-mail é mfg@ig.com.br

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade