Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

RS: pasto está abundante mas qualidade é baixa

postado em 05/07/2010

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A semana passada no Rio Grande do Sul foi marcada pela alternância entre tempo seco e temperaturas amenas, com chuvas de grande intensidade em algumas regiões. As geadas seguem ocorrendo de forma moderada e, devido à ausência delas no outono, há uma relativa manutenção do campo nativo na região da Campanha, de acordo com informe divulgado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado (Emater-RS).

Segundo a entidade, embora haja pasto verde, a qualidade é baixa e a palatabilidade deixa a desejar, servindo apenas como volumoso aos animais. No entanto, as pastagens cultivadas de ciclo hibernal estão tendo bom desenvolvimento e germinação, graças à boa umidade e temperatura. Isso tem permitido a utilização das pastagens cultivadas cedo na região.

Na região Sul, as geadas foram mais intensas, principalmente no município de Herval, produzindo efeitos sobre a qualidade do campo nativo desta localidade. As pastagens hibernais, embora estejam se desenvolvendo bem, estão mais atrasadas em comparação às da Campanha.

Ainda de acordo com a Emater, a intensidade das precipitações tem prejudicado o pastoreio, principalmente nas áreas manejadas com gado leiteiro. O excesso de umidade, associado ao pisoteio dos animais, está comprometendo a boa conservação das pastagens. Nas demais regiões, o crescimento está bom e a umidade tem sido adequada.

A diminuição das chuvas na região das Missões favoreceu o corte e a fenação da alfafa. No entanto, o crescimento está mais lento, devido à diminuição da temperatura.

As informações são da Agência Safras, resumidas e adaptadas pela Equipe AgriPoint.

Avalie esse conteúdo: (4 estrelas)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade