Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Subsídios garantem renda e têm apoio dos europeus

postado em 30/03/2007

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Os europeus têm motivo de sobra para serem contra o corte dos subsídios aos produtores - 60% deles são contrários -, pois esse auxílio ajudou, pelo menos em parte, a aumentar a renda dos agricultores, cerca de 3,8% no ano passado.

De acordo com reportagem de Jamil Chade, de O Estado de S.Paulo, na França, maior produtora agrícola da Europa, o aumento da renda no segundo semestre de 2006 ante o mesmo período de 2005 foi de 8,5%. O maior índice foi registrado na Holanda: 15,1%. Na Polônia o aumento na renda foi de 10,6%, na Romênia de 7,7% e na República Tcheca de 6,3%. Os alemães também tiveram crescimento acima da média européia, com 5,1%.

Em 2006, a UE destinou 55 bilhões à agricultura. Teorias econômicas indicam que a queda nos subsídios e o aumento de importações poderiam ser positivos para os consumidores da Europa, já que pagariam menos pelos produtos e não teriam de destinar impostos para manter fazendeiros improdutivos.

Mas isso parece não ser um problema, pois 45% da população acreditam que o volume de recursos é 'adequado'. Outros 15% apóiam um aumento na ajuda. Apenas 16% da população acreditam que os subsídios são exagerados.

O que mais impressionou os funcionários da Comissão Européia é que o apoio ou não aos subsídios varia conforme a escolaridade dos entrevistados. Os que passaram mais anos em escolas tendem a ser contrários aos subsídios. Entre os entrevistados com nível alto de escolaridade, 22% acham que a ajuda à agricultura é excessiva. Entre os menos escolarizados, só 12% defendem o fim dos subsídios.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade