Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

PI: Batalha sedia V edição da Festa do Bode

postado em 17/09/2009

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Esta quase tudo pronto para a 'V Festa do Bode', que acontece a partir desta sexta-feira (18) e prossegue até o domingo (20) em Batalha, cidade distante 154 quilômetros ao norte de Teresina. A idéia do evento é movimentar a economia da região por meio de inúmeras ações que beneficiam os segmentos da ovinocaprinocultura, artesanato, gastronomia, turismo, gerando novas oportunidades de negócios e incremento de renda.

"A Festa do Bode de Batalha se consolida esse ano como um evento que visa a abertura de mercado não somente para a ovinocaprinocultura, mas também para outros setores da economia do município. Todas essas potencialidades são tratadas pelo Sebrae como fundamentais para a consolidação do desenvolvimento da região, sendo que durante um evento de grande porte como este garantem uma renda extra para muitos empreendedores do município", afirma o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Piauí, Ulysses Gonçalves Nunes de Moraes.

A 'V Festa do Bode' será realizada no Centro de Convivência dos Idosos de Batalha e contará com 37 estandes, onde 13 serão destinados à praça de alimentação do evento, que comercializará pratos à base das carnes de caprinos e ovinos. "A gastronomia, mais uma vez, terá lugar de destaque na Festa do Bode, quando diversos pratos serão apresentados e comercializados durante o evento. Na verdade, essa ação em gastronomia é resultado de uma série de capacitações feitas junto aos empreendedores e colaboradores de bares, restaurantes e lanchonetes de Batalha, como a realização de cursos de cortes especiais, de culinária regional e de garçons. Essa é uma forma de preparar o setor, ampliar o nível de conhecimento dessas pessoas, estimular o consumo dessas carnes, aumentando assim a geração de renda", explica o superintendente do Sebrae/PI, Delano Rodrigues Rocha.

A V Festa do Bode é uma realização da Prefeitura Municipal de Batalha, do Sebrae/PI, com o patrocínio do Governo do Estado, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Confederação Nacional da Agricultura e Confederação Nacional da Indústria. Conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, Sesi, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Federação da Agricultura do Estado do Piauí, entre outros parceiros.

Nesta edição da Festa do Bode serão expostos dois mil animais, entre caprinos e ovinos. A expectativa é de que durante os três dias de evento sejam comercializados 1,5 mil animais.

Outra importante ação do Sebrae no evento será a instalação de um Espaço Aprisco, onde serão realizadas clínicas tecnológicas, cursos, palestras e oficinas. Dentre as clínicas tecnológicas estão: Cortes Padronizados de Ovinos e Caprinos e Conservação de Forragens através de Silagem. Serão realizadas palestras com o tema Seleção de Animais para Aquisição em Feiras, como também curso sobre Mudanças Climáticas e Produção de Alimentos e a oficina Manejo de Biodigestores.

Com o objetivo de orientar produtores e empreendedores, o Sebrae colocará em funcionamento a Unidade Móvel de Apoio à Ovinocaprinocultura que realizará exames nos rebanhos e produtores quanto à sanidade e ao manejo desses animais.

As informações são da Agência Sebrae de Notícias, resumidas e adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2022 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade