Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Comunidade > Fique Atento

Cordeiro Fortaleza ganha destaque no Festival Brasil Sabor

postado em 23/04/2010

Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O pequeno município de Tibagi, eleito "a melhor cidadezinha do Brasil" pela Revista Viagem e Turismo, está se destacando também na gastronomia. A cidade participa do Festival Brasil Sabor 2010, apresentando o prato Cordeiro Fortaleza. Feito à base de cortes nobres de cordeiro, temperos regionais e fungui secchi, a iguaria é uma criação do Hotel e Restaurante Itagy. Única representante da cidade no festival, a empresa participa



Organizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Sebrae e Ministérios do Turismo, o Festival Brasil Sabor busca valorizar a gastronomia brasileira como importante diferencial competitivo para o turismo do país. Este ano, mais de 2 mil restaurantes de 300 municípios brasileiros aderiram à iniciativa. No Paraná, são 75 restaurantes espalhados por 44 cidades. "As empresas que participam do festival ganham maior visibilidade e atraem turistas para a região onde atuam", comenta Simone Arnt, diretora do Hotel e Restaurante Itagy.

Seguindo tendências da cozinha sul-italiana, o prato combina de maneira equilibrada e harmônica a suavidade e doçura da carne de cordeiro grelhada com o sabor marcante do molho à base de funghi secchi, um cogumelo comum nas regiões montanhosas da Itália. No tempero prevalecem sal e pimenta - especiaria marcante da influência árabe na cozinha italiana -, que realça o sabor da carne, aguça o paladar e aumenta o prazer da degustação. "Mesmo considerada carne nobre, o cordeiro se associa à culinária do interior, destacando Tibagi e suas características interioranas", explica um Ivo Arnt Filho, um dos idealizadores da receita e diretor do Hotel e Restaurante Itagy. Ele conta, ainda, que o prato foi batizado em homenagem ao rio Fortaleza, que atraiu muitos garimpeiros para a cidade à procura de diamantes de aluvião. O rio corta a Fazenda Fortaleza, propriedade que começou o povoado de Tibagi no final do século XVIII, quando foi doada pelo Governo da Capitania de São Paulo à família de José Félix da Silva.

A quinta edição do Festival Brasil Sabor mantém a proposta de valorizar as peculiaridades de cada região através da gastronomia, resgatando a história de cada prato, os temperos, ingredientes e o jeito único de prepará-los.

Além do preço especial, durante o período do festival, o Restaurante Itagy terá a promoção "Sabor em Dobro". Assim, o cliente que pedir o prato "Brasil Sabor 2010" garantirá gratuitamente ao acompanhante outro prato individual. A promoção é válida em dias e horários pré-estabelecidos.

O Restaurante Itagy fica na Rua Frei Gaudêncio, 1020, em Tibagi, e atende de segunda a sábado, das 18 às 22 horas.

As informações são da Agropecuária Tibagi, adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (42) 3275-1373 ou através do site do Hotel Itagy.

Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!

deve ter o formato de 10 a 11 dígitos (ddd + telefone ou 0800, 0300, etc.)
Por favor digite o código de verificação contido na caixa ao lado:

3000 caracteres restantes

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade