Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Comunidade > Fique Atento

PR: ovinocultores paranaenses realizam encontro técnico em Cascavel

postado em 12/08/2010

Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Produtores associados à Cooperativa Agroindustrial C'Victa, consultores do Sebrae/PR e representantes do Instituto BioSistêmico (IBS) reúnem-se neste sábado, dia 14, para encontro técnico sobre o manejo reprodutivo e produtivo da criação de ovinos e caprinos. Durante toda a manhã, os participantes estarão envolvidos, por meio de palestras e atividades técnicas, em temas como o cooperativismo, o resultado do diagnóstico nas propriedades cooperadas e a demonstração do uso da tecnologia em exames de avaliação dos animais.

De acordo com o consultor do Sebrae/PR em Cascavel, Edson Braga da Silva, o encontro tem como objetivo direcionar as atividades da cooperativa. "Desde 2008, a C'Victa faz parte do Projeto Distrito Agroalimentar do Oeste do Paraná, desenvolvido pelo Sebrae no Estado. Todos os meses acompanhamos e orientamos nos processos de evolução, qualidade e direcionamento da cooperativa. Hoje, a C'Victa está em fase de implantação de uma nova atividade junto aos produtores associados, criando um unidade de corte que vai agregar valor à produção e comercialização dos animais."

A parceria com o Sebrae/PR também possibilitou a realização de um diagnóstico, feito pelo IBS, nas propriedades associadas. "Subsidiamos 50% do custo dessa avaliação, pois consideramos como imprescindível para dar continuidade aos trabalhos planejados pelo Sebrae/PR em conjunto com a cooperativa. Durante cerca de 60 dias, técnicos do IBS visitaram as propriedades e levantaram os processos, quantidade e qualidade dos animais e das instalações. Esse relatório, que será apresentado aos cooperados no sábado, servirá de ponto de partida para a criação de propostas de melhoria", diz.

A cooperativa possui hoje 53 produtores associados e tem uma média de 100 animais abatidos por mês. Para o diagnóstico, foram escolhidos como foco de observação os itens: propriedade e instalações, produtor, produtos e produção, comercialização, processos e sistema de gestão. "Dentro desses aspectos, também foram verificadas as áreas e formas de ocupação do rebanho, a aptidão e recursos da propriedade, habilitação e vocação do produtor, boas práticas de manejo, questões sociais e ambientais, entre outros", explica Edson Braga da Silva.

Programação do evento

O encontro técnico vai acontecer nas dependências da Sociedade Rural do Oeste do Paraná, junto ao Parque de Exposição Celso Garcia Cid, localizado na BR-277, km 597, em Cascavel. Os participantes serão recepcionados às 8 horas e, às 8h30, receberão orientações a respeito das realizações e perspectivas da cooperativa. Das 9 horas até as 9h45, irão participar de palestra do Sebrae/PR, com os temas cooperativismo e cooperação. A partir das 10 horas, haverá a apresentação do diagnóstico realizado nas propriedades e, na sequencia, às 11 horas, atividade técnica e prática de demonstração de exames realizados com a tecnologia das unidades móveis do IBS. O almoço será servido ao meio-dia, com cardápio bastante característico dos produtores: chanfana de cordeiro e costela de cordeiro ao molho.

As informações são do Sebrae/PR, resumidas e adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Para mais informações entre em contato pelo telefone (45) 3218-1243.

Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!

deve ter o formato de 10 a 11 dígitos (ddd + telefone ou 0800, 0300, etc.)
Por favor digite o código de verificação contido na caixa ao lado:

3000 caracteres restantes

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade