Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Comunidade > Fique Atento

PE: VII Semana Nacional da Caprinocultura e da Ovinocultura discute agronegócio familiar

postado em 17/09/2010

Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A valorização do agronegócio familiar é o tema da VII Semana Nacional da Caprinocultura e da Ovinocultura Brasileiras (Secob), promovida pela Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral, CE) nos dias 20, 21 e 22 de setembro, em Recife (PE). O evento acontecerá paralelo à 10ª Conferência Internacional de Caprinos, patrocinado pela International Goat Association (IGA).

Aparentemente contraditórios, a agricultura familiar e o agronegócio serão os temas discutidos durante a Semana, de maneira a proporcionar um avanço na forma de enxergar a pequena propriedade. "Faremos uma abordagem mercadológica do agronegócio familiar, enfatizando que pequenas propriedades podem gerar negócios", afirma a pesquisador Evandro Holanda, chefe-geral da Embrapa Caprinos e Ovinos.

O pesquisador da Embrapa/Funcap, Vinícius Guimarães, explica que a proposta da Secob é levar informações aos produtores para que a caprinocultura se torne um negócio rentável dentro da propriedade, sem esquecer das outras atividades da agricultura familiar. "É importante lembrar, que nas pequenas propriedades trabalha-se com outros negócios como galinha caipira, apicultura e que a caprinocultura é mais uma fonte de renda para o produtor".

Os organizadores da Secob esperam que um grande número de produtores participem do evento em virtude de parceria firmada com o Sebrae, que irá levar caravanas para Recife. Outros públicos esperados são especialistas da área, técnicos e estudantes. "A participação de estudantes é fundamental porque eles estarão futuramente no mercado atuando neste setor", afirma Guimarães.

A programação da Secob consta de palestras e debates sobre inovação na caprinocultura; modelagem de sistemas de produção de pequenos ruminantes; Programa de Melhoramento Genético de Caprinos Leiteiros no Brasil; meio ambiente e agronegócio familiar; extensão rural no Brasil e nos países desenvolvidos; política nacional de ATER no Brasil; serviços de extensão para caprinocultura em países desenvolvidos, microcrédito como política de desenvolvimento da caprinocultura em regiões semiáridas e agentes de desenvolvimento rural sustentável e a inclusão produtiva da caprinocultura.

Os principais palestrantes serão Luiz Tedeschi (Texas A & M University - USA), Olivardo Facó (Embrapa Caprinos e Ovinos), Luciano Matos (Departamento de Transferência de Tecnologia da Embrapa), Terry Gipson (Langston University - USA), Máximo Sales (Banco do Nordeste), Nonato Lima (Banco do Brasil), entre outros.

Em paralelo, acontece na terça-feira (22/09), no Mar Hotel, no bairro da Boa Viagem, o Festival Internacional Gastronômico da Ovinocaprinocultura. Na ocasião, os participantes poderão degustar receitas e conhecer diversas utilizações da carne dos animais na culinária. Um desfile de moda com peças confeccionadas em couro caprino e ovino por três estilistas também será apresentado.

As informações são da Agência Sebrae de Notícias, adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!

deve ter o formato de 10 a 11 dígitos (ddd + telefone ou 0800, 0300, etc.)
Por favor digite o código de verificação contido na caixa ao lado:

3000 caracteres restantes

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade