carregando...
Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Cadeia Produtiva > Especiais

A força da mulher na administração de negócios rurais - Parte III

postado em 26/03/2014

10 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Aliar a criação de cabras e ovelhas com paixão pela culinária para criar um novo negócio. Essa foi a motivação da empresária Anna Paula Klinkerfuss, que há 4 anos inaugurou o Café Capril. A lanchonete localizada às margens da rodovia Paulo Virgínio, - rota entre Cunha, no interior de São Paulo, e a cidade de Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro -, é especializada em produtos derivados do leite de cabra.

Para desenvolver o empreendimento, Anna aproveitou os 20 anos de experiência no comércio e o talento gastronômico. Fez cursos especializados para produzir os produtos e hoje oferece cinco tipos diferentes de queijos com o leite de cabra, além de sorvetes, iogurtes e bebidas como café, chocolate quente e cappuccino. Os clientes também podem adquirir cortes e linguiças dos animais.




Atualmente o Café Capril comercializa em média 180 quilos de queijos e derivados de leite por mês, mas a empresária quer ampliar o negócio e aproveitar o potencial turístico da região para atrair mais clientes. Foi por isso que buscou ajuda dos consultores das áreas de marketing e alimentação fora do lar do Sebrae-SP. “Estamos em uma região muito bonita e queremos aproveitar isso associando à qualidade dos nossos produtos”, justificou Anna

Assim, o empreendimento que já recebia consultoria de agronegócio da entidade, nas criações de caprinos e ovinos - com orientações sobre planejamento e controle qualitativo -, agora também recebe atendimento em marketing. “Nosso trabalho consiste na identificação dos interesses do público-alvo do Café Capril, para adequar os produtos com a demanda dos clientes que vem a região”, explicou o consultor em marketing do Sebrae-SP Edgard Rodrigues.

Além da reestruturação da marca, a empresária também foi orientada a buscar novos meios de divulgação, em sites e revistas especializadas em viagens e na mídia local, para tornar a lanchonete mais conhecida. “Temos um produto de qualidade, mas precisamos apresenta-lo ao público, para que mais pessoas venham conhecer e experimentar”, avaliou Anna.




A ação conjunta do Sebrae-SP, aliando agronegócio, alimentação fora do lar e marketing, vem de encontro a nova tendência dos micro e pequenos negócios rurais, que cada vez mais estão diversificando as atividades em busca de mais rentabilidade. “O Café Capril é a imagem do que chamamos de verticalização do negócio, ou seja, no mesmo local possui a produção, a indústria e um canal de vendas direto ao consumidor final. Essa nova modalidade de negócio exige planejamento, pois agregar valor exige custos operacionais adicionais”. Disse Edgard Rodrigues, consultor de marketing do SEBRAE-SP (E.R.Guaratinguetá).




A presença da mulher no campo sempre foi algo comum no Brasil. De acordo com o último levantamento do IBGE, um em cada três trabalhadores rurais é do sexo feminino. A novidade é que além do serviço braçal, cada vez mais elas estão tomando a frente dos negócios rurais e mostrando que o cuidado e a sensibilidade feminina podem fazer a diferença no sucesso dos empreendimentos agrícolas. E para mostrar essa nova tendência durante o mês de março, o mês da mulher, o portal FarmPoint irá apresentar uma série de reportagens com empresárias que estão se destacando no meio rural. Veja a parte I e II abaixo:

A força da mulher na administração de negócios rurais - Parte I

A força da mulher na administração de negócios rurais - Parte II

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

ANTONIO CARLOS DA SILVA

São Paulo - São Paulo - Produção de caprinos de corte
postado em 26/03/2014

Parabéns Anna. Tudo que diz aí é pouco pela beleza do lugar e a qualidade dos produtos comercializados. O CAFÉ CAPRIL é um dos melhores exemplos de sucesso na verticaização da caprinovinocultura. Além do projeto gastronômico, é um lindo Ponto Turístico da Estância Climática de Cunha.  Também serve de ponto de encontro e de  incentivo aos demais criadores.  Alí nasceu O FESTIVAL DO CORDEIRO SERRANO, evento realizado todo  mês de agosto, numa reunião com os criadores, comerciantes e políticos de todo Vale. PARABÉNS TAMBÉM A FARMPOINT POR ESTA EXCELENTE COBERTURA.

Carlos Otavio Lacerda

São José dos Campos - São Paulo - Produção de leite
postado em 26/03/2014

A verticalização acaba sendo a alternativa da ovino e caprinocultura no Vale do Paraíba para produtores criativos, dado a longa distância de frigoríficos e laticínios especializados e a proximidade de centros consumidores.
Parabéns pela iniciativa e pela qualidade do trabalho.

Haroldo Fleischfresser

Cunha - São Paulo - Produção de ovinos de corte
postado em 26/03/2014

Anna,

Parabéns pelo que você tem realizado com dedicação e paixão pelo negócio. Parabéns também à Farmpoint por essa série de matérias sobre a "força da mulher"! Muito importante para reconhecer e incentivar essa parcela às vezes um pouco esquecida do setor produtivo.

Felipe de Medeiros Rimkus

Garça - São Paulo - Consultoria/extensão rural
postado em 26/03/2014

Parabéns à empresária pela objetividade e diferencial desenvolvidos em seu negócio. É interessante também lembrar que a verticalização nos negócios pode ser criada não somente com o estabelecimento de agroindústrias e pontos comerciais simultaneamente, mas também através de parcerias e representações bem planejadas.
É gratificante perceber que podemos contar com empresários que se preocupam com o produto e  a cadeia produtiva e ainda contribuem ativamente para o desenvolvimento da região em que estão localizados.

Maria Cristina de Oliveira

Pindamonhangaba - São Paulo - Produção de leite
postado em 27/03/2014

Parabéns Anna, toda vez que vou a Cunha passo no Café Capril, e gosto muito, inclusive descobri  Cunha por causa do seu Capril,  parabens pelo trabalho vc é a prova que agregar valor ao negócio é essencial principalmente para nós criadores da caprinocultura. Sucesso, parabens farmpoint pela materia.

Avani Oliveira lima Klinkerfuss

Guaratinguetá - São Paulo - Empresário
postado em 27/03/2014

Querida empresaria Anna Paula, reportagem linda que muito contribui para todos aqueles que estão no ramo por mais variados que sejam. Sucesso sempre querida filha Anna Paula.

Guilherme Felipe dos Santos

São José dos Campos - São Paulo - Consultoria/extensão rural
postado em 28/03/2014

Parabéns Anna Paula e James pelo Belíssimo trabalho realizado.

Pedro Lotufo

Taubaté - São Paulo - Proprietário de cão/cães
postado em 31/03/2014

Excelente reportagem e cobertura. Já tive o prazer de conhecer o local e realmente é uma delicia. RECOMENDO.

Ricardo Negrini

Cunha - São Paulo - Produção e processamento de leite
postado em 03/04/2014

Excelente local para um café diferente. Já tive o privilégio de comer (muito bem) neste charmoso café. Parabéns a Ana pela dedicação e carinho com seus produtos e clientes.

Flavio Cristiano Marques Melo

Ribeirão Preto - São Paulo - Consultoria/extensão rural
postado em 03/04/2014

Parabéns Ana e James pela dedicação e extrema competência no vosso empreendimento. Realmente vocês sabem produzir e possuem excelente ambiente para degustar as delicias dos derivados de caprinos e a carne de cordeiro.
Inclusive, fica minha sugestão para todos que forem a Cunha, vale a pena conhecer. O lugar é muito bonito e agradável.
Abraços a vocês e a sua equipe!!

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade