Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

BA: cooperativa comemora venda de carne certificada

postado em 30/07/2009

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A Cooperativa Agroindustrial de Pintadas (Cooap), município localizado a 255 km de Salvador, fechou sua primeira grande venda de cortes especiais de carnes de ovinos e caprinos para uma distribuidora de Salvador. As carnes, certificadas com o Selo de Inspeção Estadual (SIE), são produzidas em abatedouro no município de Pintadas, o primeiro do Estado administrado por uma cooperativa.

Foram cinco toneladas de cortes especiais como picanha, pernil, carré, costeleta e filé, todos embalados a vácuo no frigorífico de Pintadas, também administrado pela Cooperativa, que reúne cerca de 100 produtores. A carne de ovino e caprino é considerada saudável devido ao seu baixo teor de gordura, mas sua venda ainda é pequena por conta do mercado clandestino, que comercializa o produto com baixa qualidade e menor preço e ainda expõe a saúde da população.

Edemário Marques de Almeida, gerente executivo do Frigorífico da Cooap, explica que esta primeira grande venda mostra que os produtores da região estão no caminho certo. Segundo ele, a qualidade e o preço competitivo fizeram a diferença na hora de negociar com os compradores de Salvador. A partir de agora a cooperativa vai intensificar os trabalhos para garantir a entrega no prazo e a regularidade dos pedidos. A venda da carne também vai alavancar a economia do semi-árido baiano, com o aumento no número de produtores que fornecem ao frigorífico.

O gerente do Frigorífico da Cooap também explicou que a cooperativa conseguiu uma mão-de-obra qualificada e um produto de boa aceitação e competitivo graças ao investimento do Sebrae/BA na gestão e apoio à comercialização, além do apoio técnico do Senai na formação da mão-de-obra e fabricação dos produtos.

O abatedouro de ovinos e caprinos de Pintadas, com o certificado do SIE, tem capacidade para abater cerca de 200 animais/dia de toda a Bacia do Jacuípe, formada pelos municípios de Pintadas, Ipirá, Pé de Serra, Capela do Alto Alegre, Várzea da Roça, Baixa Grande, Nova Fátima, Quixabeira, São José do Jacuípe, Mairi, Riachão do Jacuipe, Gavião e Serra Preta.

São parceiros nessa ação o Governo do Estado, através da Seagri, Secti, EBDA, Adab, Cerb e Car, Bancos do Nordeste e do Brasil, sistema Faeb/Senar, MDA, Senai, MOC, Disop, Prefeitura de Pintadas, Sicoob Sertão e CCSP.

As informações são da Agência SEBRAE de Notícias, adaptadas e resumidas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade