Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

BA: inaugurado novo complexo agroindustrial

postado em 28/01/2010

3 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), inaugura no dia 3 de fevereiro, o Complexo Agroindustrial de Jussara/BA, com destaque para o abatedouro que vai beneficiar produtores de 20 municípios do território de identidade de Irecê/BA.

O complexo é mais uma ação do Estado para promover o crescimento e organização da cadeia produtiva da caprinocultura na região. O foco é o melhoramento, manejo sanitário e nutricional, assim como a comercialização dos derivados.

O projeto é fruto de convênio entre a Sedes, a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Jussara (ACCOJUS) e a Cooperativa dos Empreendedores Rurais de Jussara (Coperj), que possui mais de 700 cooperados, além do apoio do governo federal, de outras secretarias do governo do Estado, como as de Agricultura, da Indústria, Comércio e Mineração e ainda da Prefeitura Municipal de Jussara/BA. O investimento total é de R$ 3,5 milhões.

O complexo agroindustrial de Jussara/BA também abre a possibilidade de diversas famílias em situação de pobreza, beneficiárias do Bolsa Família e inseridas no Projeto Cabra na Corda ingressarem na cadeia produtiva e comercial do leite caprino, que se tornou a grande esperança para diversas famílias pobres da região.

O Cabra na Corda proporciona o acesso dessas famílias, moradoras do município de Jussara/BA e região, a quatro cabras. Após dois anos, cada uma delas deve entregar à Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Jussara (ACCOJUS) quatro crias desses animais que são repassadas para outras famílias inseridas no Projeto.

O beneficiamento do leite fica a cargo do laticínio gerenciado pela Coperj, que repassa o produto beneficiado ao Programa Leite Fome Zero, do governo federal, e também presta assistência técnica a esses produtores familiares e os auxilia na elaboração de projetos de crédito rural e comercialização de seus produtos.

A reportagem é do Jornal Feira Hoje, resumida e adaptada pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Comentários

Reinaldo Paradinovic´´´

São Bernardo do Campo - São Paulo - Revenda de produtos
postado em 02/09/2013

gostaria de saber se na cidade de irece,gentil de ouro,e outras cidades vizinhas,se vai ter abatedouros de caprinos,ouvinos,avicultura,suinos,obrigado pela atençao.

MICHEL CARDOSO DIAS

Uauá - Bahia - Produção de caprinos de leite
postado em 27/05/2014

gostaria de saber como nos criadores de cabras de leite na cidade de uauá bahia poderiamos participar desses projetos ..

MICHEL CARDOSO DIAS

Uauá - Bahia - Produção de caprinos de leite
postado em 27/05/2014

como podemos nos organizar para começarmos uma cooperativa de criadores de cabras de leite?

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade