Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Britânicos desenvolvem calculadora de carbono para produtores ovinos

postado em 23/01/2013

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Mudanças práticas que podem reduzir as pegadas de carbono nas fazendas de criação de ovinos e melhorar os retornos podem ser agora testadas através de uma nova ferramenta online. A Sheep Carbon Footprint Tool (Ferramenta de Pegadas de Carbono de Ovinos) foi desenvolvida pela EBLEX, organização que representa o setor ovino do Reino Unido, e pelo The E-CO2 Project, para analisar o que pode ser feito para reduzir os impactos ambientais das fazendas de criação de ovinos.

Uma quantidade significante de dados foi colocada no programa, que pode ser acessado através do site do EBLEX, mostrando como diferentes insumos afetam a produção de carbono para empresas de criação/terminação, para empresas que criam cordeiros comerciais e para aquelas que fazem terminação de cordeiros comerciais. Os produtores podem, então, entrar com valores relevantes a seus negócios, incluindo uso de fertilizantes, alimento por cordeiro e ganho de peso vivo diário para ver como ficam suas pegadas de carbono. Eles podem, então, manipular os valores para ver, por exemplo, como suas pegadas de carbono poderiam ser afetadas se eles manejassem para obter um ganho maior de peso vivo diário ou reduzissem o uso de fertilizantes.

“Uma pesquisa do EBLEX e do The E-CO2 Project mostrou que o setor ovino do Reino Unido tem reduzido suas pegadas de carbono nas últimas décadas (veja matéria relacionada), mas ainda há um longo caminho a percorrer para alcançar as metas do Governo e as mudanças feitas levam tempo para mostrarem resultados”, disse o gerente de desenvolvimento industrial do EBLEX, Chris Lloyd. “Nossa própria pesquisa, publicada em nossos capítulos Testing the Water e Down to Earth, confirmaram que os criadores que estão produzindo alimentos com menores custos de carbono por unidade são geralmente aqueles que estão obtendo as melhores margens brutas. Dessa forma, fazer mudanças para reduzir as pegadas de carbono pode também levar a melhores retornos”.

“Essa nova ferramenta permite que os produtores de ovinos simplesmente vejam onde apenas pequenos ajustes em suas práticas de negócios podem aumentar os lucros enquanto protegem o meio-ambiente”.

Na década até 2010, a indústria ovina na Inglaterra teve uma redução de 9,3% nas emissões de gases de efeito estufa (GEE) por meio de uma maior produção por ovelha e uma redução da dependência de fertilizantes artificiais.

A calculadora online de carbono é grátis, mas é necessário criar um usuário na primeira vez que é acessada, no link: http://eblex.eco2project.com/Login.aspx?ReturnUrl=%2f.

A matéria é do EBLEX, adaptada pela Equipe FarmPoint.
 

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade