Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

MA: Falta abatedouro para caprinos e ovinos em São Luís

postado em 27/11/2006

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O abate clandestino é o responsável por boa parte da carne de ovinos e caprinos consumida em São Luís (MA). Segundo dados do Instituto Municipal de Produção e Renda (IPR), das 22 mil toneladas de carnes vermelhas inspecionadas, em média, ficam de fora os cortes de carneiro, cabras e bodes por falta de abatedouros específicos.

A carne destes tipos de animais liberada para consumo é comprada em abatedouros credenciados situados em outros estados. Com a instalação de um abatedouro, que está sendo construído no povoado Colier/Pedrinhas e deverá ser inaugurado na primeira quinzena de janeiro de 2007, a expectativa é que a demanda seja atendida.

O consumo desse tipo de carne é cada vez maior na capital, segundo reportagem do jornal O Estado do Maranhão. Há restaurantes e bares, além de feiras, que vendem bode e carneiro de forma irregular.

Avalie esse conteúdo: (4 estrelas)

Comentários

Anisio Ferreira Lima Neto

Teresina - PI - Pesquisa/ensino
postado em 27/11/2006

Esta realidade não diverge de muitas capitais Nordestinas, mas devemos realizar um trabalho de conscientização na população que consome estas carnes, bem como lutarmos pela eficientização dos serviços públicos de inspeção, pois necessitamos deste serviço de qualidade como forma de garantir saude a nossa população, pois isto tambem é saúde pública, afinal prevenir é mais barato que curar.

Quanto a frigorífico, está sendo concluído no Vale do Itapecuru, na cidade de Cantanhede-MA, um frigorifico especializado no abate de Caprinos e Ovinos, onde o mesmo encontra-se com sua obra fisica concluída, está na concretização de sua gestão, que será em forma de cooperativa, esta é uma realização do MDA/Prefeitura Municipal dentro da política de desenvolvimento Territorial da Secretaria de Desenvolvimento Territorial - SDT.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2014 AgriPoint Consultoria Ltda. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade