Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Opine: com qual idade você desmama seus animais?

postado em 24/09/2010

18 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O desmame é uma prática de manejo importante que está relacionada com a eficiência de produção do rebanho, com o desempenho dos cordeiros/cabritos pós desmame e com o aparecimento do estro das fêmeas após o parto. O desmame deve ser feito sem que a separação prejudique o desempenho posterior das crias.

Quando os cordeiros nascem, são lactentes e se alimentam exclusivamente de leite. Entretanto, após em média 8 dias, já iniciam o consumo de alimentos sólidos, em pequenas quantidades. O pico de produção de leite da ovelha varia de 30 a 40 dias, dependendo da raça. Devido a essa situação fisiológica, a partir desse momento, o cordeiro aumenta o consumo de alimentos sólidos, pois o leite já não é mais suficiente para atender sua exigência nutricional. (Artigo "Sistemas de desmame dos cordeiros", publicado no FarmPoint em 2008).

O fornecimento de alimentos direcionado para os cordeiros/cabritos em espaços privativos (creep feeding), inacessíveis às matrizes, pode resultar em ganhos econômicos por direcionar determinados alimentos para os animais mais exigentes. O desmame de cordeiros pesados e adaptados à alimentação sólida é uma estratégia para promover abates precoces. Melhores desempenhos também são alcançados quando os animais já consomem alimento sólido ao desmame.

Há produtores que utilizam o desmame precoce, desmamando os animais com idades que oscilam entre 30 a 45 dias. O sistema semiprecoce é realizado quando os cordeiros estão com com idade entre 46 - 90 dias e o desmame tardio é realizado quando os animais apresentam idade acima dos 91 dias de idade.

De acordo com Oliveira et al (1996), a identificação de um peso ideal de desmame também é essencial para o desenvolvimento posterior do animal, principalmente quando o objetivo consiste na produção de cordeiros para abate, situação em que é necessário um manejo alimentar que permita a terminação adequada do animal.

E você produtor de ovinos e/ou caprinos? Com qual idade você desmama os seus animais e como você realiza esse procedimento? Deixe o seu comentário no box abaixo:

Referências bibliográficas

OLIVEIRA, N. M.; SILVEIRA, V. C. P.; BORBA, M. F. S. Peso corporal de cordeiros e eficiência reprodutiva de ovelhas Corriedale, segundo diferentes idades de desmame em pastagem natural. Revista Brasileira de Agrociências, v.2, n.1, p.21-26. 1996.

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Comentários

Ivan Saul

São José dos Pinhais - Paraná - Produção de ovinos
postado em 24/09/2010

Nossos cordeiros começam a ser desmamados com, algo em torno de, 60 dias de idade.

Todo o rebanho dorme na cabanha e, quando os cordeiros apresentam desenvolvimento físico e maturidade suficiente (i.e. - já pastam distanciados das mães por longos períodos), passam a dormir encerrados na divisória que lhes serviu para o "creep-feeding" desde a 1a. semana de vida.

Excetuam-se os temporões (do tarde) e os fracos que são liberados após a alimentação podendo mamar durante a noite e vão sendo separados gradativamente.

Dificilmente as ovelhas continuam amamentando depois dos 120 dias (outubro e novembro - no nosso calendário), assim o desmame definitivo se dá naturalmente até meados de dezembro, no máximo.

À título de curiosidade, tivemos uma borrega que mamou até os 10 meses e ganhou um casal de irmãos no aniversário de 1 ano.

Já tive oportunidade de afirmar anteriormente e reafirmo, como tudo na criação de ovinos, é mais uma questão de sensibilidade do que de técnica (pesos e idades).

Saudações ovelheiras.
Ivan Saul D.V.M., M.Sc.Vet, - Granja Po´A Porã, 24/set/2010.

Joaquim

Candiota - Rio Grande do Sul - Produção de ovinos
postado em 24/09/2010

Boa tarde.
O desmame se da em torno dos 90 dias, um pouco mais ou menos pois o desmame é feito de uma só vez para todos os cordeiros, a ñ ser algum cordeiro do tarde, esse fica na ovelha por mais um tempo.

Joaquim

carlos vargas

Santana do Livramento - Rio Grande do Sul - Produção de ovinos
postado em 24/09/2010

Boa tarde ! Eu costumo desmama os cordeiros com 90 dias aproximadamente,dependendo muito do peso de cada cordeiro. Antes do desmame eles aprendem a comer uma ração balanciada propria para cordeiros num local onde só eles tem acesso. Assim fica mais facil no dia de fazer o desmame eles ficam encerrados no galpão com bastante agua e comida avontade ração nas horas certas e muito verde. E isso que eu faço um forte abraço

Maurício Prestes Bragagnollo

Dom Pedrito - Rio Grande do Sul - Fazenda Santa Anna/Estudante - Zootecnia
postado em 24/09/2010

Nós da Fazenda Santa Anna de André da Rocha - RS, desmamamos nossos cordeiros com uma média de oitenta (80) dias de lactação, ou seja, atribuímos uma média em dias do primeiro e ao último cordeiro nascido. Todos os cordeiros são suplementados com o auxílio do creep feeding, pastagens cultivadas e naturais tendo como exemplo cordeiros geração 2009 desmamados com uma média de 27kg de peso vivo.

Marita Vidal

Arapari - Pará - Produção de ovinos
postado em 24/09/2010

Olá amigos do FarmPoint. Na minha propriedade eu realizo a desmama dos animais com aproximadamente 60/70 dias. Vou retirando os animais aos poucos para evitar o estresse e prejudicar o desenvolvimento dos bichinhos. Desde 10 dias de vida já insiro o cocho provativo para os cordeiros já irem beliscando. Um abraço.

Quirino de Freitas

Fernandópolis - São Paulo - Produção de ovinos
postado em 24/09/2010

Realizo a desmama pelo peso dos animais. Tento fazer com que eles saiam do desmame com aproximadamente 25 quilos. Normalmente consigo com 70 dias de média.

Henrico Dinapolli

Santa Maria - Rio Grande do Sul - Produção de ovinos
postado em 25/09/2010

Desmama de aproximadamente 60 dias. A desmama realmente interfere e muito no desempenho dos cordeiros e é a base para os animais crescerem e terem um bom desempenho.

CABANHA ÁRABE - OVINOS DA AMAZÔNIA

Santa Isabel do Pará - Pará - PECUARIA OVINOS E JUMENTOS JERICÓ
postado em 25/09/2010

Realizo desmame aos 60 dias, com média de 25 kg.

Silvio Iran da Costa Melo

Nova Alvorada do Sul - Mato Grosso do Sul - Produção de ovinos
postado em 25/09/2010

Os cordeiros têm acesso a uma alimentação diferenciada desde os primeiros dias para aguçar sua curiosidade, objetivando o desenvolvimento do seu trato digestivo. O desmame tem ocorrido até 45 dias de idade.

GRANJA SUASSUMÉ

Piedade - São Paulo - Produção de caprinos de corte
postado em 25/09/2010

A raça Boer tem lactacao media de 2500g de leite ao dia, as xs mais. MAs a duração da lactação é curta, de 60 a noventa dias. Fazemos desmame natural, mas usamos creep-feeding desde a primeira semana de vida.

Carlito Nóbrega

Presidente Prudente - São Paulo - Produção de ovinos
postado em 25/09/2010

Olá. Na minha fazenda nós desmamamos a cordeirada com uns 65 dias. Os animais fracos mamam nos baldes ou mamadeiras pois o leite é importante para o desenvolvimento. Creep desde o nascer. Abs e parabéns pela iniciativa e troca de informações amigos

Edgenalvo Azevedo Feitosa

Garanhuns - Pernambuco - Técnico em Agropecuária
postado em 25/09/2010

Ds cordeiros ficam comfinados separados das mâes a noite e recebem uma raçâo balanceada e com sessenta dias de vida sâo desmamados.

Claudio Fontoura

Dom Pedrito - Rio Grande do Sul - Produção de ovinos de lã
postado em 25/09/2010

Se forem para abate, aparto no caminhão do frigorífico. A idade vai depender da terminação. Mas geralmente ocorre entre 100 e 120 dias. Os outros são apartados após atingirem 25 quilos, independente do tempo de vida.

Marcelo Spinola Vianna

Araruama - Rio de Janeiro - Produção de ovinos
postado em 26/09/2010

Estamos desmamando nossos cordeiros com 90 dias. Aos 20 dias liberamos as mães para o pasto na parte da manhã e na parte da tarde. Depois dos 50 dias, liberamos as mães durante todo o dia, retornando no final da tarde para o aprisco dos cordeiros. O resultado com este manejo está bem mais produtivo do que na época que desmamávamos aos 60 dias.

Israel Nunes

Valente - Bahia - Produção de ovinos
postado em 27/09/2010

Por Israel Nunes

Na minha propriedade em Queimadas do Curral em Valente na Bahia, a quatro anos venho praticando o desmame dos 54 ao 70 dias da seguinte forma: primeiro os borregos dormem separados da mãe por 5 dias; nos proximos 06 dias a alternancia dia pela manã dia pela tarde a separação; nos ultimos 5 dias alternadamente dia inteiro e noite inteira sendo que os últimos dois dias serão seguidos e um mero encontro de uma manhã no final do processo.É importante também ao desmame final seja colocados junto com outros borregos de mesma faixa etária para adaptação sem stress. Tenho tido bons resultados. O grande problema é a mão de obra.

THIAGO PINTO

Esmeraldas - Minas Gerais - Produção de ovinos
postado em 28/09/2010

Bom dia a a todos, o nosso sistema de maternidade funciona da seguinte forma:

CREEP: 21 dias (3 semanas)- contato direto com a mãe, recebendo ração e feno no creep;

FASE I: 28 dias (4 semanas) - cordeiros em baias coletivas separados das mães- duas mamadas por dia. Ração balanceada e feno a vontade;

FASE II: 28 dias (4 semanas) - cordeiros mantidos em baias maiores- sistema de uma mamada por dia. Ração e feno a vontade + silagem de capim Elefante pela manhã.

MÉDIA DE PESO A DESMAMA: 27 Kg

POS DESMAME: Femeas são retias na fazenda e machos vão para abate quando completam 35Kg. Em torno de 110 dias.

Valdemilson Tavares Lins

Paulo Afonso - Bahia - Cotornicultor e Ovinocultor
postado em 29/09/2010

Eu desmamo os cordeiros com 90 dias. Após o desmame,os cordeiros saem para mamar de 2 em 2 dias. Isso fáz com que as mães sequem o leite mais rapido,evitando assim a mastite.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário

Copyright © 2000 - 2014 AgriPoint Consultoria Ltda. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade