Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

PB: modelo espanhol incentiva fomento da caprinocultura

postado em 14/02/2011

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Com uma representatividade polpuda quando falamos de produção leiteira de caprinos e ovinos, a Paraíba ainda possui pouca expressividade no volume do rebanho, 4% do total nacional e uma ausência de políticas fortes e duradouras que estimulem e apoiem a atividade. Em visita ao Estado, o conselheiro de Meio Ambiente e Meio Rural e Marinho da Embaixada da Espanha, Jose Maria Gómez Nieves, discutiu ideias com instituições a fim de repassar a experiência do país para o fomento da cadeia nacional, principalmente na região Nordeste.

Para Jose Nieves, Brasil e Espanha têm realidades diferentes e o país poderá auxiliar na identificação das necessidades, apontando as melhores soluções para o setor dentro da experiência construída lá. "Temos que definir as necessidades dessa realidade aqui, Brasil, Nordeste. O modelo espanhol deu certo e podemos extrair as melhores ideias", comentou.

Entre as medidas de fortalecimento para o setor da ovinocaprinocultura sugeridas estão a profissionalização da produção de queijo que hoje ainda é feita de forma artesanal. Na questão tecnológica os investimentos devem ser na identificação eletrônica dos rebanhos e da construção de uma sólida base de dado.

O resultado dessa aproximação entre Espanha e Paraíba deu-se após apresentação do projeto Aprisco durante conferência na Universidade de Valência, na Espanha, em 2010. O diretor técnico do Sebrae Paraíba, o economista Luiz Alberto Amorim, exibiu a bem sucedida ação de desenvolvimento local do Cariri, uma região que nos últimos dez anos, soube superar as condições climáticas adversas e o baixo índice de desenvolvimento humano utilizando a cultura como base.

As informações são da Embrapa, adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2021 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade