Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

RS: Sabores do Rio Grande estimula cadeia de ovinos

postado em 22/06/2009

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Ela já foi considerada exótica e de consumo exclusivo das classes A e B. Porém, dona de um grande valor nutritivo e versatilidade à mesa, a carne de cordeiro conquista, aos poucos, espaço entre todos os tipos de consumidores. Da mesma forma, alguns empreendedores da região dos pampas estão mudando a direção dos seus negócios, deixando de ser apenas fornecedores de matéria-prima para se tornarem produtores de vinho. Esse é o princípio do encontro de negócios Sabores do Rio Grande, que será realizado nos dias 22 e 23 de junho em Caçapava do Sul - município distante 263 km de Porto Alegre. O Sabores do Rio Grande é um projeto realizado por meio do programa Juntos para Competir, incentivado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) e Sistema Farsul e Senar, e tem como objetivo estimular as principais cadeias produtivas do agronegócio no Estado.

Ainda conhecida como um produto sofisticado, a carne de cordeiro ganha cada vez mais espaço na mesa dos restaurantes populares e nos churrascos de fim de semana. No Brasil, os restaurantes mais sofisticados foram responsáveis por introduzir a carne em pratos refinados e adaptados à cultura local. E essa característica de versatilidade colocou o cordeiro no gosto popular. Macia e com sabor marcante, já está presente em algumas redes de supermercados, disputando a atenção dos consumidores. Para estimular o seu consumo, o encontro Sabores do Rio Grande dá a dica de saboreá-la com uma boa taça de vinho fino, é essa união que promete atiçar o paladar dos participantes.

De acordo com a gestora do projeto Ovinocultura na Região Centro, Fabiana Kellermann de Freitas, "o objetivo do evento é estimular o aumento da comercialização da carne com a marca Cordeiros da Província, de Caçapava do Sul, bem como divulgar os vinhos da região do Pampa gaúcho. Trata-se de uma ação que trabalhará os elos da cadeia produtiva relacionados ao varejo e consumidores", disse. O presidente da Associação Caçapavana de Produtores de Ovinos e Caprinos (ACPOC), Edu Teixeira, diz que o setor está em processo de crescimento. "Além da rodada de negócios, também os cursos previstos no evento irão divulgar o consumo, ainda muito baixo no Brasil se comparados com países da Europa, e incrementar a comercialização", salienta.

Teixeira explica que esta expansão inclui negociações com frigoríficos de âmbito estadual. "Estamos trabalhando com estabelecimentos com licença para operar em nível municipal. Nos próximos dias teremos uma definição para vendermos em outras cidades. Ou fechamos contrato com essas empresas, ou vendemos o animal para o abate", disse o presidente da entidade, composta por 16 produtores do município.

Ao final da rodada, uma degustação especial apresentará os vinhos e pratos preparados com a carne de cordeiro para cerca de 150 potenciais consumidores e formadores de opinião.

A programação do evento inclui, também, treinamento gratuito para garçons, com o objetivo de oferecer conhecimento sobre as diferenças do vinho produzido no Estado e a forma correta de servi-lo com a carne do cordeiro, capacitando-o para um contato direto com o consumidor. Contempla também treinamento para cozinheiros, onde os participantes conhecerão a melhor forma de aproveitar por inteiro uma carcaça de cordeiro, a maneira correta de preparo e a elaboração de pratos.

O projeto

O Sabores do Rio Grande é uma iniciativa do Programa Juntos para Competir, iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), e Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul). A terceira edição do evento, em Caçapava do Sul, conta também com a parceria da Associação Caçapavana de Produtores de Ovinos e Caprinos (ACPOC), grupo pertencente ao projeto Ovinocultura na Região Centro.

A primeira edição da iniciativa foi realizada em 2007, na cidade de Passo Fundo, e 2008 em Santa Maria. O Programa Juntos Para Competir tem o objetivo de organizar e aprimorar as cadeias produtivas do agronegócio no Rio Grande do Sul, como a bovinocultura de corte, a suinocultura, a ovinocaprinocultura, a fruticultura, a floricultura, a vitivinicultura, a apicultura e a cultura da cana-de-açúcar e seus derivados.

As informações são da Agência Sebrae de Notícias, resumidas e adaptadas pela equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (4 estrelas)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade