Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

CNA: projeto padrão para abate de animais é lançado

postado em 03/03/2011

7 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A cadeia produtiva da ovinocaprinocultura já tem disponível um formato padrão para a construção de abatedouros de pequeno porte para animais, seguindo todas as regras necessárias para a comercialização de produtos de qualidade e com controle sanitário assegurado para garantir a segurança alimentar ao consumidor final. O modelo, aprovado terça (01) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), foi apresentado nesta quarta-feira (02) aos membros da Comissão Nacional de Caprinos e Ovinos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), pelo representante do órgão na reunião, Alessandro Torres, do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa/Mapa).

A iniciativa atende a uma antiga reivindicação do setor e representa um avanço nas discussões para promover a expansão e a profissionalização deste segmento. "É um projeto que há 10 anos gostaríamos de ter em mãos", afirmou o presidente da comissão da CNA e da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Ovinos e Caprinos, Edilson Maia.

Um dos principais objetivos desta planta padrão dos abatedouros é formalizar o abate do rebanho. Desta forma, enfatizou Maia, haverá maior controle de informações sobre o número de animais comercializados, uma vez que um dos principais desafios desta atividade é reduzir a informalidade do abate. Em estados com maior tecnologia na produção, como o Rio Grande do Sul, os abates formais atingem apenas 50% do plantel de caprinos e ovinos. Em todo o país, a informalidade atinge mais de 70%. "Isso certamente vai estimular a formalização da cadeia produtiva e o aumento da oferta de produtos de origem animal", destacou Maia.

O modelo de abatedouro apresentado hoje será voltado principalmente para suprir a demanda de pequenos municípios, contemplando também pequenos e médios criadores, associações e cooperativas. Além de caprinos e ovinos, o local também serve para o abate de bovinos e suínos. Para a construção do local, os empreendedores deverão apresentar um projeto, que deverá ser elaborado a partir do padrão aprovado pelo ministério e dependerá de aprovação do órgão de inspeção sanitária competente.

Além da CNA, estiveram no encontro representantes de entidades do segmento da ovinocaprinocultura, da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Mapa, e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Paraíba (Faepa), Mário Borba.

As informações são da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Comentários

Edmilson Lúcio de Souza Júnior

Campina Grande - Paraiba - Pesquisa/ensino
postado em 03/03/2011

Parabéns Edilson, como você bem disse, nós produtores queríamos este modelo para facilitar o escoamento da produção o fomento agregando valor e fortalecimento da cadeia produtiva.

Marcia B R Soares

Igaratá - São Paulo - ranicultura
postado em 03/05/2011

Achei a materia interessante ., é o que eu estava procurando para me adequar ao meu projeto -

Preciso saber onde posso encontrar mais informações deste projeto padrão ., e se o mesmo irá servir para o meu projeto ref a ranicultura.

Antônio Ricardo Duarte Madeira

Lavras do Sul - Rio Grande do Sul - Produção de ovinos
postado em 30/09/2011

Faço parte de nucleo de produtores de Ovinos de Lavras do Sul/RS. Tencionamos implantar projeto de produção de ovinos com abate no próprio municipio. Para tanto necessitamos de maiores informações a respeito da planta aprovada na  reunião conduzida pelo Sr. Alessandro Torres. Pela leitura da ata da reunião podemos obervar que a arquiteta Rita, responsavel pelo planta apresentou video destasintalações. Gostariamos de ter acesso a este video...como fazer????

Edgar Caetano Jr

Juazeiro - Bahia - Consultoria/extensão rural
postado em 18/02/2012

É a liberdade, Passos livres, de quem estava, há muito trabalhar respeitando a  Legislaçao Nacional, até que enfim os grilhões da ignorância foram quebrados.

                                                                Edgar Jr, M. Veterinário           

LAUDICÉA VIANEI

Maceio - Alagoas - Estudante
postado em 08/06/2012

ENQUANTO ISSO DOUTOR EDGAR  JR SEUS FILHOS ESTÃO PRESOS A SUA LEMBRANÇA A 3 ANOS VC NAÕ DAR AS CARAS E FICA AI POSTANDO DE PROFISSIONAL, COMO PODE SER SE SUA MAIOR MISSÃO DE SER PAI VC ABANDONOU? OS ANIMAIS QUE VC CUIDA SÃO MAIS IMPORTANTES QUE SEUS DOIS FILHOS Q VC NEM LIGA NEM MANDA UM PÃO? ASSUMA SUAS RESPONSABILIDADES

otto walter schmiedt

Florianópolis - Santa Catarina - Consultoria/extensão rural
postado em 03/12/2012

onde faço para encontrar esta e outras plantas e projetos ?
Otto Schmiedt

LUIZ WILSON PARO

Três Lagoas - Mato Grosso do Sul - Produção de gado de corte
postado em 01/02/2013

Bom dia a todos.Queria os caminhos para conseguir os projetos.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade